
A Arquidiocese de Brasília publicou neste sábado (26) uma foto, nas redes sociais, com os cardeais brasileiros que podem participar do conclave para eleger o sucessor do Papa Francisco. A foto foi tirada em Roma.
"O arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, junto com os demais cardeais brasileiros, permanece em Roma para os próximos dias de homenagem ao Papa Francisco. Unidos em oração, também se preparam para o Conclave, confiando na luz e na condução do Espírito Santo."
Dos oito cardeais brasileiros que permanecem no Vaticano, sete estão aptos a participar da votação que vai definir o próximo líder da Igreja Católica.
Na foto estão (da esquerda para direita):
- Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, de 57 anos;- Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, de 74 anos;
- Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, de 75 anos;
- Dom Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, de 64 anos;
- Dom Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, de 65 anos;
- Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, de 88 anos
- Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, de 74 anos.
O cardeal Dom João Aviz, de 77 anos, também está em Roma, mas não aparece na foto.
De todos os membros da comitiva, o arcebispo emérito de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, pode acompanhar as discussões do Colégio dos Cardeais e até receber votos no conclave, mas não está apto a votar por ter 88 anos - membros com mais de 80 anos não podem votar.
Conclave
Após o sepultamento do Papa Francisco, que ocorreu neste sábado (26), a Igreja Católica começou um período de luto de nove dias que deve ser respeitado até a eleição que escolhe seu próximo pontífice. A votação, conhecida como conclave, deve começar após o dia 5 de maio.O Colégio dos Cardeais, atualmente, é formado por 252 religiosos. No entanto, para poder votar na escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos. Com isso, 135 deverão participar da escolha do sucessor do Papa Francisco.