"Operação Sodalitas Finis" - 29/04/2025 21:04

38 são condenados em operação contra facção criminosa no Oeste de SC

A decisão foi da 1ª Vara Criminal da Comarca de Chapecó, como resultado da terceira fase da operação Sodalitas Finis
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
38 são condenados em operação contra facção criminosa no Oeste de SC. – Foto: MPSC/Reprodução

Trinta e oito integrantes de uma facção criminosa que atuava no Oeste de Santa Catarina foram condenados pela Justiça a penas entre quatro e seis anos de prisão, em regime fechado. A decisão foi da 1ª Vara Criminal da Comarca de Chapecó, como resultado da terceira fase da operação Sodalitas Finis.

A ação penal foi conduzida pela 2ª Promotoria de Justiça de Chapecó em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).

A investigação se baseou em mensagens extraídas de celulares apreendidos, que revelaram detalhes do funcionamento interno da facção. Havia uma estrutura hierarquizada, sistema de votação entre membros e repasse de informações estratégicas entre detentos.

Facção criminosa atuava com tráfico, armas e homicídios

De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), os réus promoveram, constituíram e integraram a facção de forma permanente, com envolvimento direto em crimes graves como tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo e homicídios.

A sentença também reconheceu que o grupo mantinha conexões com organizações criminosas de outros Estados do país.
A condenação marca mais um desdobramento da operação Sodalitas Finis, cujo objetivo principal é desarticular a atuação criminosa iniciada em Xaxim e região de Chapecó.

Desde a primeira fase, em agosto de 2023, a operação já resultou na prisão de 172 pessoas. As fases seguintes aconteceram em fevereiro e abril de 2024, com a quarta etapa em fevereiro de 2025.

Além das prisões, a operação já apreendeu uma grande quantidade de drogas — incluindo cocaína, maconha e crack —, mais de R$ 600 mil em dinheiro vivo, armas e munições.

O nome da operação, que em latim significa “o fim do grupo”, reflete o esforço das autoridades para desmantelar uma das maiores organizações criminosas em atividade em Santa Catarina.

Fonte: SCC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...