Dia do Trabalhador - 01/05/2025 08:14

Mudanças no mercado de trabalho: histórias de quem se reinventou

Em alusão ao 1º de Maio, conheça trajetórias que refletem as transformações e desafios do mundo profissional
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

O mercado de trabalho nunca foi estático. Pelo contrário, sempre esteve em constante transformação, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças culturais e condições socioeconômicas. Essas dinâmicas afetam diretamente o cotidiano de quem trabalha, exigindo flexibilidade, capacitação contínua e, muitas vezes, reinvenção. Para refletir sobre essas mudanças no Dia do Trabalhador, apresentamos duas histórias que ilustram bem como o tempo, a tecnologia e a visão de futuro moldam a vida profissional.

Foto: Tamara Finardi/ O Líder/ WH Comunicações

Conectando vozes distantes: a importância do serviço oferecido nos postos telefônicos

“- Salete do posto telefônico de Maravilha, bom dia!” 

Esta frase foi repetida por Salete Bertó, incontáveis vezes durante 20 anos, no período em que trabalhou ao lado da irmã Elena Vendruscolo intermediando ligações em um antigo posto telefônico do município. Atualmente, pode parecer algo distante da realidade, mas durante décadas os serviços oferecidos nos postos de telefone foram primordiais para a comunidade local, contribuindo para que as pessoas pudessem se comunicar à distância.

Salete, agora com 60 anos, recorda que iniciou o trabalho junto ao posto telefônico ao lado da irmã em 1981, dando continuidade à atuação da mãe, Editer Dall Agnol (em memória), que havia assumido a função por volta de 1975. A ideia de oferecer o serviço telefônico se deu por iniciativa da família, que via a necessidade de disponibilizar meios para conectar pessoas e também contribuir com a economia local. Assim, a família firmou um contrato de prestação deste tipo de serviço junto a Telesc - antiga estatal que posteriormente foi vendida para empresas privadas de telecomunicações. Inicialmente, Salete conta que o posto telefônico funcionava em um comércio da família, na Avenida Araucária, sendo posteriormente transferido para um prédio do Governo do Estado, na Rua Duque de Caxias.

O trabalho incluía receber ou realizar ligações e encaminhá-las para uma cabine, garantindo privacidade ao usuário. Também fazia cobranças, tarefas administrativas e até colaborava com a manutenção técnica. “Algumas ligações internacionais eram frequentes, especialmente para os Estados Unidos”, lembra. Havia dias movimentados e outros mais calmos, mas as ligações de demandas do comércio eram as mais constantes. A transmissão era via cabo, e a dificuldade de completar ligações era frequente, o que gerava ansiedade dos usuários. Mesmo assim, o posto telefônico se tornou um espaço de convivência e amizades.

Com o passar dos anos, o avanço da tecnologia provocou mudanças profundas em Maravilha. Ao acompanhar e perceber as mudanças inevitáveis e a diminuição de demanda junto ao posto telefônico, Salete não ficou apática diante da situação. Migrou para outra área de trabalho e, por um tempo, dividiu sua rotina em dois segmentos diferentes. No início dos anos 2000, o posto telefônico teve suas atividades encerradas - neste período estava em endereço localizado na Avenida Araucária. Salete percebe os avanços na telefonia de forma positiva, pois é algo que contribui para a sociedade. Sobre se preparar para mudanças, compartilha um conselho baseado em sua experiência: “É necessário se aperfeiçoar diariamente, acompanhar a demanda da sua profissão e estudar sempre. A evolução é constante.”

De olho no céu e nas oportunidades
Foto: Arquivo pessoal

Olhar para o céu pode ser mais do que contemplar — pode ser uma carreira. Ezequiel Ferri, morador de Maravilha, descobriu isso ao transformar uma paixão em oportunidade. Entusiasta da aviação desde criança, ele se aproximou da tecnologia dos drones em 2022, adquirindo um modelo simples para começar a conhecer o aparelho. O interesse cresceu e, com o tempo, Ezequiel investiu em um equipamento mais moderno e procurou se aprimorar.

Hoje, com 27 anos, atua no ramo de marketing digital com foco no setor imobiliário, prestando serviços com drone em diferentes municípios da região. A atividade ainda não é sua ocupação principal, mas vem se expandindo. “A demanda ainda é pequena, mas está crescendo. A era da tecnologia chegou, e acredito que esse tipo de serviço será cada vez mais requisitado.”

Dentre os trabalhos que mais o marcaram, destaca as imagens que fez durante os shows da FECIMAR em Maravilha. “Diante das mudanças, precisamos ser criativos e buscar constantemente as melhores formas de nos adaptar”, completa.

Fonte: Tamara Finardi/ O Líder/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...