
Divulgação
O município de Maravilha realiza no dia 23 de maio, às 13h, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação”. O evento acontece no Lar de Convivência dos Idosos, localizado na Avenida Anita Garibaldi, nº 1315 – Centro.
A conferência faz parte da etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, marcada para novembro de 2025, em Brasília. O objetivo é promover um espaço de escuta, reflexão e formulação de propostas que fortaleçam as políticas públicas voltadas à pessoa idosa, valorizando a diversidade cultural e os diferentes contextos do envelhecimento no Brasil.
Durante o encontro, serão debatidos cinco eixos temáticos: o financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; o fortalecimento das políticas de proteção à vida, à saúde e ao cuidado integral; a proteção e o enfrentamento de todas as formas de violência, abandono social e familiar; a participação social, o protagonismo e a vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e a consolidação e o fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política de Estado.
A iniciativa é uma parceria entre o Município de Maravilha, o Governo de Santa Catarina e o Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A participação da sociedade – especialmente das pessoas idosas – é essencial para que as políticas públicas estejam alinhadas às reais necessidades da população e respeitem suas pluralidades.