
O tornado que atingiu Palmitos, no Oeste catarinense, na última sexta-feira (9), teve ventos que atingiram mais de 100 quilômetros por hora, segundo imagens de satélite analisadas pela Defesa Civil de Santa Catarina. Um homem morreu atingido por uma árvore, que caiu com a força do vento.
Ao todo, 50 casas foram atingidas, 65 pessoas ficaram desalojadas e o tornado deixou um rastro de prejuízo à infraestrutura rural e urbana. Na zona rural, mais de 50 propriedades foram atingidas, pastos foram destruídos e a produção agrícola sofreu danos. Além disso, postes, pontilhões, tubulações e acessos às comunidades foram afetadas, dificultando até o trabalho das equipes.
No sábado (10), o município decretou situação de emergência devido à ocorrência. Segundo a Defesa Civil, um tornado ocorre quando uma coluna de ar gira violentamente e toca o solo, se conectando à base de uma nuvem.
Município recebe assistência humanitária
No domingo (11), Palmitos recebeu ajuda humanitária, pela secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. Entre os itens itens encaminhados estão água potável, cestas básicas, kits de higiene pessoal, kits de limpeza doméstica, colchões, kits de acomodação e telhas. A entrega contou com apoio do Corpo de Bombeiros Militar. O município segue em situação de emergência.