
Uma criança de 2 anos morreu afogada na tarde do último domingo (11), em um açude localizado na Linha Amazonas, no interior do município de Novo Horizonte, no Oeste de Santa Catarina.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, a guarnição do 14º Batalhão, de São Lourenço do Oeste, foi acionada por volta das 14h45min. Quando os socorristas chegaram, a criança já havia sido levada até o Posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de São Lourenço do Oeste, onde foi constatado que ela se encontrava inconsciente e sem sinais vitais.
A vítima, uma menina, apresentava afogamento grau 6, o mais grave, caracterizado por parada cardiorrespiratória. A equipe de socorro iniciou imediatamente os protocolos de reanimação cardiopulmonar (RCP) específicos para casos de afogamento, mantendo as manobras durante o deslocamento até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Lourenço do Oeste.
Ao dar entrada na unidade de saúde, o quadro clínico da criança permaneceu inalterado.
Durante o atendimento, os familiares relataram que participavam de uma confraternização quando ocorreu o incidente. Não foi possível precisar o tempo em que a vítima permaneceu submersa.