
Foto: Roberto Zacarias/SECOM
A Secretaria de Estado da Educação (SED) promove o seminário para elaboração da Política de Educação em Tempo Integral do Território Catarinense a partir desta terça-feira, 13. Aproximadamente 200 profissionais da SED, das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), professores de diversas modalidades e de 28 instituições educacionais convidadas estarão presentes ao longo de três dias de evento, em São José.
Entre as instituições participantes estão a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), o Fórum Estadual de Educação (FEE/SC) e outros.
Além do evento desta semana, estão previstos ainda outros quatro encontros: mais um presencial e três online. Para a elaboração da política, o intuito é promover a formação continuada dos professores para que a metodologia seja cada vez mais eficaz, com foco na escuta de boas práticas, na proposição de ações pedagógicas e nos objetos de estudos da Educação em Tempo Integral.
Uma das metas desta formação é a produção de um caderno orientador. O documento será elaborado a partir dos temas discutidos ao longo dos encontros on-line e do segundo seminário presencial, previsto para o mês de junho. A partir dele, será criada a minuta do projeto que lei que irá instituir a Política Estadual de Educação em Tempo Integral para o Território Catarinense.