
Na tarde desta sexta-feira, 23 de maio, o município de Maravilha promoveu a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Lar de Convivência dos Idosos. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, o evento marcou um importante passo na construção de políticas públicas voltadas ao envelhecimento com dignidade.

Promovida pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, pela Secretaria Municipal de Assistência Social e a Administração Municipal, a conferência teve como objetivo ouvir a população, refletir sobre os desafios enfrentados pelos idosos e formular propostas que serão levadas à etapa estadual e, posteriormente, à 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para novembro de 2025, em Brasília.
“Esta é uma conferência histórica para Maravilha. Nossa gestão acredita que todas as fases da vida são importantes e precisam ser respeitadas. A pessoa idosa tem voz, tem vez e tem direitos que precisam ser garantidos com políticas públicas efetivas. Estamos aqui para ouvir e, principalmente, para agir”, afirmou a vice-prefeita.
O evento foi encerrado com a aprovação de propostas que serão encaminhadas à etapa estadual, representando os anseios e as necessidades da população idosa de Maravilha e a escolha dos delegados que representarão o município na fase estadual da conferência que ocorre em Florianópolis – Governamental: Margarete Schatz (Suplente: Roseli Althaus – Não governamental: Cledis Beatriz Allgayer (Suplente: Maria Lurdes Berger).