O meteorologista Piter Scheuer, do Grupo WH Comunicações, emitiu um alerta para a possibilidade de tempo severo nas próximas horas. A formação de áreas de instabilidade deve provocar chuva forte, ventania e até fenômenos extremos, como microexplosões atmosféricas e, em casos isolados, tornados.
Além disso, o meteorologista alerta que há potencial para microexplosões, fenômeno que ocorre quando correntes de ar descendentes, extremamente fortes, tocam o solo, gerando rajadas violentas, capazes de provocar estragos em estruturas, quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia.
Após a passagem do sistema, a previsão indica uma queda acentuada nas temperaturas, com a chegada da massa de ar polar, que deve provocar frio intenso nos próximos dias.
Defesa Civil de SC
A Defesa Civil de Santa Catarina também emitiu um alerta para temporais e vendavais entre esta terça (27) e quarta-feira (28). Segundo a previsão, as regiões mais afetadas devem ser o Grande Oeste e a Serra Catarinense.
A chuva e o vento forte são causadas pela aproximação de uma frente fria e antecipam a queda das temperaturas que deve ocorrer a partir de quarta-feira (28) em toda Santa Catarina.
Os temporais e vendavais devem chegar acompanhados de raios e eventual queda de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos.
Segundo a Defesa Civil, os temporais e vendavais começam no Extremo Oeste no final da tarde de terça e, ao longo do dia até a manhã de quarta, avançam para as demais regiões de Santa Catarina.
O alerta é laranja para o Grande Oeste, Serra e as regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Já para a Grande Florianópolis, região Norte, Vale do Itajaí e Litoral, vale o alerta amarelo.

Defesa Civil alerta para cuidados durante temporais e vendavais em SC
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia;
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.