"MAIO AMARELO" - 28/05/2025 10:59 (atualizado em 28/05/2025 11:24)

Letalidade no trânsito aumenta 23,6% entre motociclistas em SC

Segundo dados Secretaria de Estado da Saúde as maiores vítimas fatais de acidentes são motociclistas homens, de 18 a 35 anos
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
O mês de maio é marcado pela conscientização para redução de sinistros e letalidade no trânsito e, por isso, o período é denominado Maio Amarelo. Neste sentido, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina faz um alerta sobre o índice alarmante de mortes nas estradas catarinenses.

Os dados da pasta revelam uma tendência acidental entre os motociclistas, considerado o grupo mais vulnerável no trânsito. Em dois anos, o número de mortes desse público cresceu 23,6%, o maior aumento segundo o levantamento estadual.

Os dados são do Sistemas de Informação da Secretaria de Estado da Saúde, tabulados entre 2020 e 2024. Apesar de haver um avanço nas respostas hospitalares e uma diminuição nas internações no início deste ano, os números consolidados ao longo dos últimos cinco anos evidenciam que o trânsito catarinense está mais letal.

Porcentagem dos óbitos aumentou ao longo de cinco anos

O levantamento mostra que as internações hospitalares por acidentes de trânsito cresceram 31,6% no mesmo intervalo, passando de 6.532 casos, em 2020, para 8.594 em 2024.

Nesse período, os óbitos aumentaram 11,6%, saltando de 1.356 para 1.513. No ano passado, apenas os motociclistas representaram mais de 35% dessas mortes, totalizando 534.

Imagens de médicos operando um apessoa, para fazer referência as entradas nos hospitais devidos a acidentes de trânsito 

“O aumento da gravidade dos sinistros indica a necessidade de fortalecer a prevenção, desde ações de fiscalização e educação até a resposta pré-hospitalar qualificada”, afirma Adriana Elias, chefe de Divisão de Vigilância do Tabagismo e da Violência no Trânsito da SES/SC.

Perfil das vítimas

A análise do perfil das vítimas de acidentes com motocicletas reforça esteriótipos atrelados aos veículos. Entre 2020 e 2024, 88% das mortes envolveram homens, principalmente na faixa etária de 18 a 35 anos, justamente o público com maior exposição em deslocamentos diários, seja a trabalho ou lazer.

Embora as internações referente as ocorrências com motociclistas tenham caído 1,8%, o número de mortes subiu 23,6%. Essa diferença evidencia a gravidade dos acidentes, uma vez que muitas vítimas sequer chegam com vida aos hospitais.
A letalidade no trânsito aumentou significadamente em quatro anos – Foto: SECOM/ND

Entre todos os fatores associados à letalidade no trânsito, em maioria, estão:

- Excesso de velocidade;
- Imprudência;
- Baixa proteção física do condutor.

Principais rodovias de risco

As regiões da Grande Florianópolis, Nordeste e Médio Vale do Itajaí concentram, historicamente, taxas de mortalidade superiores à média estadual.

A capital lidera o ranking de acidentes em áreas urbanas, com mais de 20 mil ocorrências em 2024. Já nas rodovias federais, as BR-101, BR-470 e BR-282 figuram entre as rotas com maior concentração de sinistros fatais, especialmente aqueles envolvendo motos.

No ano de 2024, os custos com internações hospitalares associado aos acidentes com motociclistas ultrapassam R$ 10,9 milhões, com média de R$ 2,1 mil por caso.

A Grande Florianópolis lidera números referentes a letalidade no trânsito de SC – Foto: SECOM

Maio amarelo

O Maio Amarelo é uma campanha internacional realizada todo início de maio, que visa conscientizar a segurança no trânsito, reduzindo número de acidentes e mortes nas estradas e alertando sobre a importância de atitudes responsáveis e seguras ao volante.


“O Maio Amarelo é mais do que uma campanha, é uma chamada para a consciência coletiva. Reduzir a velocidade, usar equipamentos de segurança e respeitar as leis de trânsito são atitudes que salvam vidas”, destaca a chefe Adriana Elias.
Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...