CHUVA - 28/05/2025 13:46

Chuva faz arroio transbordar, e moradores de comunidade ficam ilhados no RS

Fato ocorreu em Capela do Saicã, distrito de Cacequi, na Região Central. Há quase 24h, não é possível passar em nenhuma das quatro estradas que dão acesso à localidade.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Com a forte chuva, arroio transbordou na Região Central do RS — Foto: Imagens cedidas/Joaires Mar dos Santos Severo

A forte chuva que atinge o Rio Grande do Sul provoca transtornos pelo estado. O Arroio Saicã, na Região Central do RS, transbordou e impede a saída de cerca de 800 moradores da comunidade de Capela do Saicã, distrito de Cacequi.

Desde a terça-feira (27), não é possível passar em nenhuma das quatro estradas que dão acesso à localidade. O trecho fica a 40 km do centro do município, próximo ao limite com Rosário do Sul.

Imagens mostram um morador tentando atravessar a região em um trator, rodeado por água.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, a prefeitura informou que choveu mais de 350 mm desde sábado (24). O acumulado é quase três vezes superior à média de maio — 123 mm, segundo a Climatempo Meteorologia.

Na segunda-feira (26), uma ponte desabou parcialmente, no limite entre Cacequi e São Vicente do Sul.

Duas casas foram danificadas e receberam lonas. A situação dos moradores é acompanhada pela prefeitura e Defesa Civil.

Estragos em outros municípios

Pelo menos outros seis municípios relataram que foram afetados pela chuva, segundo levantamento da Defesa Civil do RS. Veja a relação abaixo:

Alegrete — Choveu em 48h o equivalente à média do mês no município. O Rio Ibirapuitã atingiu 10,80m, ultrapasssando a cota de inundação (quando o rio transborda e sai do leito), que é de 9,70m. Mais de 100 pessoas foram retiradas de casa.

São Borja — A prefeitura decretou situação de emergência por conta do temporal. A água invadiu mais de 40 casas no município. No interior da cidade, 467 alunos de nove escolas tiveram as aulas suspensas, já que a chuva causou danos nas estradas que dão acesso às instituições de ensino.

São Vicente do Sul — Uma ponte de madeira sofreu um colapso parcial. A estrutura é uma das principais ligações entre as localidades do interior.

Sobradinho — Registrada queda de estrutura que liga o bairro da Baixada e a região central do município. Cerca de 300 famílias afetadas. O local foi interditado pela Defesa Civil municipal.

Santa Cruz do Sul — Registrada ocorrência de deslizamento de terra. Duas residências foram atingidas, deixando três pessoas desalojadas.

Uruguaiana— O Rio Uruguai também está em elevação. Segundo a Defesa Civil, está 4,43m acima do normal, mas ainda não há chance de inundação. Foram atendidos 15 chamados de moradores para entrega de lonas e retirada de água das residências. Houve registro de queda de árvores.

Fonte: G1/RS
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...