

Os Correios iniciaram nesta sexta-feira (30) uma parceria
com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para auxiliar aposentados e
pensionistas a verificar se foram vítimas de fraudes e se houve algum desconto
associativo não autorizado na folha de pagamento.
De acordo com informações apuradas pela reportagem do Grupo
WH Comunicações, durante os primeiros atendimentos, os servidores da estatal na
unidade de São Miguel do Oeste constataram descontos indevidos em pelo menos
dois idosos.
Além de São Miguel do Oeste, outras 234 unidades dos
Correios espalhados por SC estão aptas a realizar a verificação.
Para consultar, as potenciais vítimas precisam levar apenas
um documento de identificação oficial a qualquer agência dos Correios. Não é
necessário apresentar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.
Caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer, o
atendimento pode ser realizado por um representante legal, desde que munido de
procuração autenticada. É importante ressaltar que o representante não poderá
alterar o cadastro, apenas realizar a consulta.
O atendimento nas agências dos Correios é gratuito,
realizado por equipes treinadas e com prioridade garantida aos aposentados e
pensionistas. Os beneficiários poderão:
Consultar se foi feito algum desconto no benefício;
Requerer a contestação de descontos não autorizados;
Reconhecer a autorização de algum desconto;
Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após
a entrada);
Analisar e contestar a documentação apresentada pela
associação;
Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e
Meu INSS.
O Ministério da Previdência Social informou que o suporte
estará disponível de forma contínua, sem prazo final para solicitar o
ressarcimento. Além disso, o governo federal e os Correios planejam ações itinerantes
e busca ativa para levar a assistência a lugares mais distantes.
Os canais preferenciais de atendimento para quem tem acesso
à internet ou telefone continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e
a Central 135. O atendimento presencial nas agências dos Correios é voltado
para quem tem dificuldade com esses meios.
A estatal alerta que nenhum funcionário do INSS ou dos
Correios está autorizado a ir até a casa dos aposentados e pensionistas, e pede
atenção a golpistas que se passam por servidores públicos.
Ao constatar os descontos indevidos, os Correios farão a
solicitação de cancelamento. A associação tem 15 dias para se defender ou
acatar o cancelamento. O reembolso dos valores indevidos fica a cargo do INSS.