SÃO MIGUEL DO OESTE - 30/05/2025 10:45

Correios de São Miguel do Oeste identificam fraudes em descontos associativos no primeiro dia de verificação

Parceria com o INSS visa auxiliar aposentados e pensionistas a verificar e contestar descontos associativos não autorizados. Pelo menos dois idosos já foram identificados como vítimas.
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Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações
Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações

Os Correios iniciaram nesta sexta-feira (30) uma parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para auxiliar aposentados e pensionistas a verificar se foram vítimas de fraudes e se houve algum desconto associativo não autorizado na folha de pagamento.

De acordo com informações apuradas pela reportagem do Grupo WH Comunicações, durante os primeiros atendimentos, os servidores da estatal na unidade de São Miguel do Oeste constataram descontos indevidos em pelo menos dois idosos.

Além de São Miguel do Oeste, outras 234 unidades dos Correios espalhados por SC estão aptas a realizar a verificação.

Para consultar, as potenciais vítimas precisam levar apenas um documento de identificação oficial a qualquer agência dos Correios. Não é necessário apresentar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.

Caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer, o atendimento pode ser realizado por um representante legal, desde que munido de procuração autenticada. É importante ressaltar que o representante não poderá alterar o cadastro, apenas realizar a consulta.

O atendimento nas agências dos Correios é gratuito, realizado por equipes treinadas e com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas. Os beneficiários poderão:

Consultar se foi feito algum desconto no benefício;

Requerer a contestação de descontos não autorizados;

Reconhecer a autorização de algum desconto;

Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada);

Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação;

Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS.

O Ministério da Previdência Social informou que o suporte estará disponível de forma contínua, sem prazo final para solicitar o ressarcimento. Além disso, o governo federal e os Correios planejam ações itinerantes e busca ativa para levar a assistência a lugares mais distantes.

Os canais preferenciais de atendimento para quem tem acesso à internet ou telefone continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. O atendimento presencial nas agências dos Correios é voltado para quem tem dificuldade com esses meios.

A estatal alerta que nenhum funcionário do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos aposentados e pensionistas, e pede atenção a golpistas que se passam por servidores públicos.

Ao constatar os descontos indevidos, os Correios farão a solicitação de cancelamento. A associação tem 15 dias para se defender ou acatar o cancelamento. O reembolso dos valores indevidos fica a cargo do INSS.

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Fonte: Marcos de Lima / FM 103
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