SAÚDE - 04/06/2025 09:22 (atualizado em 04/06/2025 09:56)

Com investimento do Governo do Estado é concluída primeira etapa de ampliação do Hospital São José de Maravilha

O recurso foi aplicado na execução das fundações, estrutura de concreto armado, alvenarias, revestimentos internos, cobertura, instalação das janelas e acabamento externo — etapa conhecida como “parte cinza” da obra
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: divulgação/ Ascom SES

Com investimento do Governo do Estado, no montante de R$ 7 milhões, o Hospital São José, em Maravilha, concluiu a primeira etapa das obras de ampliação, que acrescentará 37 novos leitos de internação à unidade. A nova estrutura integra o projeto de expansão do hospital, com cinco pavimentos e mais de 3,2 mil metros quadrados de área construída, voltado ao fortalecimento da rede hospitalar na região Oeste de Santa Catarina.

O investimento foi aplicado na execução das fundações, estrutura de concreto armado, alvenarias, revestimentos internos, cobertura, instalação das janelas e acabamento externo — etapa conhecida como “parte cinza” da obra. O Hospital São José é contratualizado com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para realizar atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e recebe anualmente mais de R$ 20 milhões.

“A nova ala hospitalar contribuirá para aumentar a oferta de serviços à população, em alinhamento com a política pública do Governador Jorginho Mello de descentralizar o atendimento e garantir acesso mais rápido e próximo às residências dos pacientes, evitando deslocamentos até a capital”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva.

A nova estrutura será distribuída da seguinte forma:
1º Pavimento: Patologia clínica e centro administrativo
2º Pavimento: UTI Neonatal com 10 leitos e banco de leite humano
3º Pavimento: Pavimento técnico, auditório e área de educação continuada
4º Pavimento: Centro cirúrgico e sala de recuperação com 8 leitos
5º Pavimento: Unidade de internação adulto com 27 leitos

De acordo com a diretora do hospital, Neiva Rossa Schaefer, a conclusão da parte externa é um passo importante, mas a unidade ainda precisa avançar para a fase seguinte: “Por fora, o prédio já está pronto. Agora precisamos avançar para a segunda etapa da obra, que é essencial para colocarmos essa nova estrutura em funcionamento. Além disso, a reforma do Pronto-Socorro também está programada para a próxima etapa”, disse.

Na segunda etapa, serão executadas as instalações elétricas e hidráulicas, a implantação das redes de gases medicinais, do sistema de esgoto e os acabamentos internos. Já a terceira etapa abrangerá a compra dos equipamentos e a entrada em funcionamento da nova ala.

Atualmente, o Hospital São José dispõe de 76 leitos, distribuídos entre clínica médica, pediátrica, obstétrica, cirúrgica e 10 leitos de UTI geral adulto. A unidade atende casos de urgência e emergência de nove municípios da região, que somam cerca de 45 mil habitantes. Com a ampliação, a unidade se prepara para expandir sua capacidade de atendimento, com foco na qualidade e na proximidade dos serviços prestados à população.
Fonte: ASCOM Secretaria de Estado da Saúde
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...