XX CUEF - 30/06/2025 08:17

Policial Civil da 31ª DRP Maravilha conclui capacitação de combate a crimes transfronteiriços

Treinamento contou com a participação de 35 agentes de segurança pública de diferentes estados da federação
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Divulgação/31ª DRP MARAVILHA

Entre os dias 16 e 28 de junho, foi realizado, no município de Dionísio Cerqueira/SC, o XX Curso de Unidades Especializadas de Fronteira (CUEF), promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio do 36º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira. A capacitação contou com a participação de 35 agentes de segurança pública de diferentes estados da federação, todos preparados para atuar no combate a crimes transfronteiriços, como contrabando, tráfico internacional de drogas e evasão de divisas, entre outros.

A Polícia Civil de Santa Catarina foi representada por quatro policiais civis, aprovados em rigoroso processo seletivo que incluiu teste de aptidão física (corrida, natação e flutuação) e avaliação médica, realizado em maio de 2025, na cidade de Chapecó, sob responsabilidade da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina. Os representantes selecionados são das regionais de Maravilha, Xanxerê, Concórdia e da unidade especializada SAER/Fron.

O conteúdo programático do XX CUEF contemplou temas fundamentais para a atuação em áreas de fronteira, incluindo:

- Gestão da informação
- Ocorrências específicas de fronteira
- Georreferenciamento
- Técnicas de abordagem e patrulha
- Entrevistas e interrogatórios
- Policiamento embarcado
- Natação utilitária
- Técnicas de imobilização e sobrevivência
O curso está inserido no contexto do Programa Protetor de Divisas e Fronteiras, do MJSP, cujo objetivo é preparar os agentes de segurança pública para o enfrentamento dos desafios específicos das regiões fronteiriças

Representando a 31ª Delegacia Regional de Polícia de Maravilha, participou do curso o Agente de Polícia Civil R.M.F., atualmente lotado na Delegacia de Investigações Criminais (DIC) da regional, unidade especializada na apuração de crimes graves e de grande repercussão.

A DRP de Maravilha enaltece a participação dos policiais civis no XX CUEF, destacando o comprometimento institucional e o aprimoramento técnico-profissional contínuo, essenciais para reforçar a segurança nas divisas.

Fonte: 31ª DRP MARAVILHA
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...