Um novo projeto que cria um canal de denúncias e também estabelece um programa de combate ao bullying nas escolas públicas e privadas de Santa Catarina foi aprovado na quarta-feira, dia 2, pela Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa (Alesc).
A proposta, de autoria do deputado Napoleão Bernardes (PSD), tem como principal objetivo criar um protocolo padrão para medidas contra a prática do bullying dentro do ambiente escolar. Além disso, o plano prevê a criação do “SOS Bullying”, um site de denúncias com garantia de sigilo para as vítimas.
“O SOS Bullying é um instrumento pensado de forma a promover a atuação de forma sistemática, impessoal e contundente para coibir tal prática. Isso porque, muitas vezes, os professores e gestores das unidades escolares tornam-se vulneráveis à atuação dos autores passando, não raro, a serem suas vítimas”, explicou Napoleão na justificativa do projeto.
O parecer do deputado Carlos Humberto (PL), relator da matéria, foi aprovado por unanimidade. Agora, a matéria segue para análise da Comissão de Educação e Cultura.