Após Donald Trump sair em defesa de Jair Bolsonaro nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o respondeu indiretamente em nota divulgada nesta segunda-feira (7). Lula criticou qualquer tentativa de ingerência estrangeira nos assuntos internos do Brasil.
“O tema da democracia no Brasil compete aos brasileiros”, disse o presidente. “Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja.”
A declaração veio horas depois de Trump afirmar que Bolsonaro está sendo “perseguido injustamente” e que sofre uma “caça às bruxas”, em comparação direta com o que ele próprio diz ter enfrentado nos Estados Unidos.
Sem citar nomes, Lula reforçou a confiança nas instituições brasileiras e mandou um recado indireto: “Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito.”
Veja a nota em que Lula responde Trump:

A fala do presidente brasileiro foi interpretada como uma resposta direta à publicação feita por Trump na plataforma Truth Social, onde o ex-presidente americano exaltou Bolsonaro, o chamou de patriota e sugeriu que o povo brasileiro não aceitaria as investigações em andamento.