
O encontro entre os representantes dos três Estados do Sul e mais o Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (8), em Florianópolis, terminou com uma decisão: os projetos de ferrovias de cada um dos Estados serão unificados. Uma das ideias é para que se crie a uma espécie de Ferrosul. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, foi o anfitrião, na Casa D’Agronômica. Uma carta oficializando a parceria será divulgada nas próximas horas.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também esteve presente. O Paraná e o Mato Grosso do Sul enviaram secretários de Estado como representantes.
Durante a reunião, cada um apresentou os próprios projetos de ferrovia. SC, por exemplo, enviou na semana passada para a Alesc a proposta que cria o Sistema Ferroviário Estadual. A ideia é que o governo possa fazer a administrar das linhas ferroviárias através de concessões ou autorizações de operação.Na reunião com os Estados, ficou definido que a Ferrosul será uma espinha dorsal com ligação do Sul até o MS. Depois disso, cada Estado fará a ligação das linhas próprias com a nova estrutura.
Segundo o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, a carta ao final do encontro vai deixar claro ao governo federal que quaisquer novos investimentos de ferrovias nos quatros Estados passam pela decisão conjunta. A ideia é que a estrutura unificada fortaleça o setor na região.