
Foto: Policia Civil / Divulgação
A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, no fim da tarde desta terça-feira (15), um homem de 21 anos acusado de ser o autor de um incêndio criminoso que resultou na morte de uma mulher em São Carlos, no Oeste do estado. O crime ocorreu na noite de 10 de julho, no Balneário de Pratas.
A vítima, identificada como Bartira Fontoura Mergen, de 35 anos, foi encontrada carbonizada no interior de sua residência após as chamas serem contidas. A identificação foi possível por meio de comparação de arcada dentária.
As investigações da Polícia Civil, iniciadas imediatamente após o ocorrido, comprovaram que o incêndio foi de origem criminosa. Segundo a apuração, o suspeito, também morador local, era desafeto do namorado da vítima. Aparentemente sob efeito de álcool, ele teria ido até a casa e, sem se importar com a presença de Bartira, ateou fogo em um colchão, usando-o para espalhar as chamas pela residência, que era predominantemente de madeira.
O corpo de Bartira foi encontrado na parte de baixo da casa, próximo à porta de saída, indicando que ela teria tentado fugir do incêndio. A necropsia confirmou a causa da morte por carbonização em diversas partes do corpo e desmentiu boatos de que a vítima estaria grávida.
A prisão preventiva do suspeito ocorreu apenas cinco dias após o crime. O trabalho policial prossegue e o inquérito deverá ser finalizado em até 10 dias.