Memo em Recesso - 21/07/2025 21:42

Oposição cria 3 comissões de mobilização pró-Bolsonaro

Líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, afirmou que oposição irá trabalhar em mobilização pró-Bolsonaro durante período de inatividade legislativa
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Líder do partido na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), listou prioridades do PL com mobilização pró-Bolsonaro – Foto: Coletiva de imprensa. Dep. Sóstenes Cavalcante (PL – RJ) – Alan Santos

Mesmo com o início do recesso parlamentar, a oposição decidiu pela criação de comissões de mobilização a favor de Jair Bolsonaro e da anistia aos envolvidos nos atos em 8 de de janeiro. Segundo o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), serão três comissões em funcionamento a partir desta segunda-feira (21).

“Nós criamos três comissões de trabalho que vão trabalhar hoje, amanhã, todo o recesso se houver necessidade”, comentou Sóstenes sobre a mobilização pró-Bolsonaro, em coletiva da oposição nesta segunda-feira. “Nós, como parlamentares, nos autoconvocamos e temos aqui presidentes de algumas comissões na Câmara que amanhã estão convocadas e acontecerão as reuniões.”

Os presidentes Davi Alcolumbre (União-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB) confirmaram que não haverá atividade legislativa até o início de agosto, data em que estará vigente o aumento na taxa de importação anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Segundo Sóstenes, a decisão de interromper o recesso para debater mobilização pró-Bolsonaro e alternativas para o cenário político, econômico e judicial partiu dos próprios parlamentares. O líder do PL na Câmara ainda comentou que o Legislativo não está em recesso parlamentar oficialmente, visto que o Congresso Nacional não aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) antes do fim do semestre.

“É bom lembrar que nós não estamos em recesso como em outros anos. Nós estamos em recesso branco porque regimentalmente nós não voltamos a LDO”, afirmou Sóstenes. “Pelo regimento, nós não estamos nem em recesso.”

Comissões devem trabalhar em mobilização pró-Bolsonaro e anistia

Na coletiva, além das prioridades do PL, Sóstenes Cavalcante afirmou que foram criadas três comissões para coordenar os esforços do Congresso Nacional contra o que consideram injustiças. Assim, cada colegiado deve deliberar sobre a melhor forma de mobilização pró-Bolsonaro.

A primeira comissão, sob a presidência do deputado Gustavo Gayer, ficará responsável por “alinhar entre todos os parlamentares de oposição a nossa comunicação”.

Outro colegiado será responsável pelas “mobilizações internas na Câmara e no Senado para que nossas pautas sejam finalmente respeitadas por ambos presidentes das Casas”. Essa ficará à cargo do deputado Cabo Gilberto.

Por fim, Zé Trovão e Rodolfo Nogueira são os reponsáveis pela mobilização popular. De acordo com Sóstenes, os dois foram escolhidos por sua proximidade com os segmentos do agronegócio e dos caminhoneiros,

“Esta comissão porque nós vamos dar voz ao presidente Bolsonaro. Tudo isso, essas decisões de censuras a presidente, é pensando que ele vai ficar isolado e sem voz. A partir de agora, nós teremos estratégias de comunicação e daremos voz ao presidente Bolsonaro mais do que nunca”, comentou Sóstenes.

Apesar de não responder de forma direta sobre quais mobilizações pró-Bolsonaro estão previstas, como a possibilidade de uma nova greve de caminhoneiros, Sóstenes afirmou que a primeira manifestação está marcada para o dia 3 de agosto, em todas as capitais do Brasil. Ao sair do Congresso Nacional, Jair Bolsonaro mostrou tornozeleira eletrônica e afirmou ser inocente.


Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...