Um cão da raça pitbull foi morto com um disparo de arma de fogo na manhã desta segunda-feira (9), após tentar atacar uma idosa e um policial militar no bairro São Jorge, em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina.
De acordo com a Polícia Militar, a corporação recebeu diversas ligações pelo número de emergência 190 informando que dois cães da raça pitbull estavam soltos, apresentando comportamento agressivo e invadindo residências, onde atacavam outros animais. Diante da situação, uma guarnição foi deslocada ao local para acompanhar os cães e tentar localizar o proprietário.
Durante a ocorrência, os policiais orientaram os moradores a permanecerem dentro de suas casas e manterem portas e portões fechados, como forma de prevenção.
Em determinado momento, um dos pitbulls entrou em uma residência onde se encontrava uma senhora idosa. Conforme a PM, o cão matou o cachorro da moradora e, em seguida, avançou em direção à mulher. Os policiais tentaram intervir, mas o animal passou a avançar também contra um dos militares. Diante do risco iminente, o policial efetuou um disparo de arma de fogo para conter o ataque. O cão morreu no local.
O outro pitbull que estava solto conseguiu fugir e correu em direção a uma área de mata próxima, não sendo localizado até o encerramento da ocorrência.
Na sequência, o proprietário dos cães foi identificado. Trata-se de um homem de 27 anos, que teve um termo circunstanciado registrado contra si pelo crime de omissão na cautela na guarda de animais. O caso será apurado pelas autoridades competentes.

