Profissionais de educação da rede pública estadual e municipal de Maravilha estão participando de formações durante o período de recesso das aulas. Exclusivamente em Maravilha, as escolas estaduais retomam as aulas no dia 31 de julho. Já na rede municipal, as creches seguem com atividades normais, mas as séries de alunos que se encontram de férias retornam às aulas no dia 30 de julho.

Professores da rede municipal participam de palestra sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais no Oeste Catarinense:Desafios e Possibilidades, ministrada pelo Prof. MSc. Feiruque deJesus dos Santos
Os profissionais da rede municipal iniciaram as atividades de formação durante a segunda-feira (21). A palestra de abertura, com o tema “O papel do Docente”, foi direcionada a professores, secretários de escola, diretores, coordenadores, bibliotecários e equipe multiprofissional. A atividade contou com a presença da secretária de educação e vice-prefeita, Nadia Signor, e do Professor Dr. Márcio Marangon. Durante a semana, serão realizadas atividades sobre diversos temas, como educação das Relações Étnico-Raciais no Oeste Catarinense; palestra e apresentação musical: “Autoestima e autocuidado para superar desafios”; como lidar com o uso excessivo de dispositivos digitais; estratégias de ensino; computação; incentivo da leitura em todas as áreas do conhecimento; e orientações referentes a Escuta Especializada. No decorrer deste período, as equipes das escolas também realizam ações de planejamento.
Na rede estadual, a Coordenadoria Regional de Educação de Maravilha está promovendo formações com docentes. As atividades também tiveram início nesta segunda-feira (21), e encerram na quarta-feira (23). A abertura contou com a participação da Secretária Estadual da Educação, Luciane Ceretta, e da Secretária Adjunta Patrícia Lueders, que apresentaram a conferência “Prioridades da Educação Catarinense”, de forma remota. No decorrer da formação, serão abordados temas sobre equidade racial, educação contemporânea, qualidade educacional, inteligência artificial, e colonização do Extremo-Oeste. Paralelamente, os gestores das unidades escolares vinculadas à Coordenadoria de Educação de Maravilha promoveram encontros com foco na retomada das ações do primeiro semestre, recomposição das aprendizagens, elaboração de planos para o segundo semestre e análise dos índices educacionais. “Os encontros estão promovendo o aperfeiçoamento docente e fortalecendo práticas pedagógicas, contribuindo para uma educação pública mais justa e eficiente”, analisa a coordenadora regional de Educação de Maravilha, Adriana Meneghetti.

Na rede estadual, durante esta terça-feira (22), foi promovida a Formação de Professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. O encontro ocorreu na EEB Nossa Senhora da Salete.