
Santa Catarina já emitiu 1.742.278 novas CIN (Carteira de Identidade Nacional), o que representa 21,62% da população. O estado é um dos que mais aderiram ao novo modelo, segundo dados do Ministério da Justiça. No Brasil, mais de 30 milhões de documentos foram emitidos até 23 de julho.
A primeira via da CIN é gratuita e pode ser feita com certidão de nascimento ou casamento. A média diária em Santa Catarina é de 1.550 emissões. Em julho, já são quase 49 mil novos documentos.
Quem mais tirou a Carteira de Identidade Nacional em SC
Jovens de 15 a 19 anos lideram os pedidos em Santa Catarina (10,56% do total), seguidos pela faixa de 10 a 14 anos (8,58%). Mulheres representam 53,68% das emissões no estado.
Entre as pessoas com deficiência, 17.809 já emitiram o documento no estado – quase metade com Transtorno do Espectro Autista. Também há registros de pessoas com deficiências física, intelectual, visual e auditiva.
O que é a nova Carteira de Identidade Nacional
A nova identidade adota o CPF como número único e traz QR Code com assinatura digital, dificultando fraudes. Também garante acesso mais seguro a serviços do Gov.BR e será usada para cruzar dados em benefícios sociais, com base em decreto recente do governo federal.Um aplicativo gratuito também permite validar o QR Code do documento, mesmo sem internet. A ideia é tornar o uso do documento mais seguro, moderno e integrado.
Para fazer o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento. A emissão está disponível em todos os estados e pode ser agendada pelo site do órgão de identificação da sua Unidade Federativa.
Em Santa Catarina, a emissão da CIN é feita exclusivamente pelo IGP (Instituto Geral de Perícias), que faz parte da Polícia Científica.