
Os municípios de Concórdia (Oeste), São Miguel do Oeste (Extremo-Oeste) e Mafra (Norte), em Santa Catarina, estão entre os 235 municípios do Brasil que receberão novos peritos médicos federais para atuação nas agências da Previdência Social.
Ao todo, sete profissionais foram destinados ao estado nesta primeira etapa de nomeações, publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (30).
A medida faz parte do reforço anunciado pelo Ministério da Previdência Social, que nomeará 500 peritos médicos federais aprovados em concurso público realizado após 15 anos.
A chegada dos profissionais pretende acelerar a análise de benefícios e reduzir o tempo de espera para realização de perícias médicas em todo o Brasil.
Embora o foco principal seja nas regiões Norte e Nordeste, que concentraram o maior número de nomeações de peritos federais devido às maiores filas de espera — 88 peritos no Norte e 268 no Nordeste —, o Sul do país também foi contemplado.
Atualmente com 184 peritos médicos em atividade, o estado de Santa Catarina terá um aumento de 3,80% na sua capacidade operacional, enquanto a Região Sul na totalidade contará com 31 novos profissionais e crescimento de 5,21% no atendimento.
Segundo o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, os novos profissionais atuarão onde a espera é maior. “Esse reforço vai fazer diferença real para o cidadão que aguarda por atendimento”, disse.
O concurso foi realizado em fevereiro de 2025, com quase 14 mil inscritos, e organizado pelo Cebraspe. Os primeiros 250 nomeados devem tomar posse já em agosto. A previsão é de que novas etapas de nomeações ocorram ao longo do segundo semestre.