
Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações

Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações
A Polícia Civil de Goiás, com apoio das polícias de Santa Catarina e Minas Gerais, deflagrou a Operação "Mensa Ficta" para desarticular uma associação criminosa especializada em golpes de estelionato eletrônico e lavagem de dinheiro. O grupo causava prejuízos milionários a vítimas de diversos estados, simulando a venda de veículos de luxo.
A investigação teve início após a denúncia de uma vítima em Goiânia (GO), que perdeu cerca de R$ 1.000.000,00. Os criminosos operavam através de aplicativos de mensagens, onde criavam grupos para anunciar a falsa venda de carros de luxo seminovos. Para dar credibilidade ao golpe, eles apresentavam laudos, documentos e informações técnicas, convencendo as vítimas a realizar pagamentos sem, no entanto, entregarem os automóveis.
As investigações revelaram que o grupo atuava há pelo menos quatro anos e fez vítimas em Santa Catarina, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Sul. A operação resultou no cumprimento de 12 mandados judiciais, incluindo prisões preventivas e buscas e apreensões, nas cidades de Ituiutaba (MG), Pires do Rio (GO), Joinville (SC) e Chapecó (SC). Além disso, foi determinado o bloqueio de R$ 1.000.000,00 dos criminosos.