
Arte / WH Comunicações
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (7) a Operação Dumb Money, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso suspeito de aplicar golpes financeiros, estelionato e lavagem de dinheiro. A operação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e medidas de bloqueio de bens nas cidades de Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Balneário Camboriú (SC). Os prejuízos causados pelo esquema ultrapassam os R$ 21 milhões.
A investigação apurou que o líder do grupo captava recursos de investidores com a promessa de altos rendimentos, operando em um modelo de pirâmide financeira. O principal suspeito do esquema chegou a fugir do Brasil, mas foi localizado e preso no exterior pelas próprias vítimas. O órgão, no entanto, informou que as vítimas que participaram da captura também estão sendo investigadas por supostos crimes cometidos durante a ação.
A operação desta quinta busca reunir novas provas e garantir o ressarcimento dos prejuízos. Os investigados no Brasil podem responder pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e crimes contra a economia popular.