
Um novo levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), referente ao primeiro trimestre de 2025, aponta que Santa Catarina tem a maior distribuição de renda entre trabalhadores do Brasil. A constatação é baseada no Índice de Gini, que no estado foi de 0,424, o menor do país. A média nacional é de 0,516, o que significa que o desempenho catarinense é 17,8% melhor.
O governador Jorginho Mello destacou que o resultado é fruto de um ambiente econômico que favorece o empreendedorismo e a geração de empregos. "É com oportunidades de trabalho que conseguimos dar liberdade para a pessoa empreender e mudar de vida", afirmou.
A análise detalhada dos dados, divulgada pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) em seu novo Boletim Trimestral de Indicadores do Trabalho, mostra que Santa Catarina é o estado menos desigual do país desde 2012, com exceção de 2021.
Mulheres: As trabalhadoras de Santa Catarina também apresentaram maior igualdade na distribuição de renda, com um Índice de Gini de 0,407.
Ranking de distribuição de renda no Brasil