
A neve voltou a cair na Serra catarinense, na manhã deste sábado (9), de acordo com a Defesa Civil e a Epagri/Ciram. Ao menos duas cidades registraram o fenômeno: São Joaquim e Bom Jardim da Serra.
As temperaturas congelantes chegaram a -2°C, às 6h, em Urupema, e ficaram entre 0°C e -1°C, às 5h, em São Joaquim, de acordo com o painel da Epagri. A neve ocorre quando a temperatura do ar está abaixo de 0°C e há umidade na atmosfera, formando cristais de gelo que se aglomeram e caem na forma de flocos.
Imagens impressionantes mostram emoção de turistas com terceira neve do ano em SC
Desde o início da semana, os órgãos de monitoramento do clima no Estado apontavam a possibilidade de neve, que poderia ser registrada na madrugada e na manhã de sábado, em meio ao alerta para declínio acentuado nas temperaturas a partir desta sexta-feira (8).
Essa é mais uma massa de ar frio de origem polar que avança pelo território catarinense. As máximas neste sábado não devem passar dos 15°C na maior parte de Santa Catarina, com temperaturas ainda mais baixas no Meio-Oeste e no Planalto Sul, próximas dos 7°C. Isso porque também há a presença de vento sul, o que deixa a sensação térmica ainda mais baixa no Litoral.
Apesar das temperaturas baixas e da neve, esse período ainda não se configura como uma nova onda de frio, de acordo com a Defesa Civil. Porém, a partir de quarta-feira (13), o ar polar deve se intensificar e, dessa forma, uma onda de frio pode ser caracterizada nos próximos dias, com frio intenso por mais de cinco dias.
Veja as menores temperaturas deste sábado (7h)
-2.0°C – Urupema
-1.2°C – Água Doce
-0.9°C – São Joaquim
-0.6°C – Urubici
0.5°C – Novo Horizonte
0.6°C – Campo Erê
1.1°C – Abelardo Luz, Xanxerê, Canoinhas
1.2°C – Fraiburgo
1.3°C – Lebon Régis
1.4°C – Arroio Trinta
1.5°C – Anchieta, Palmeira
1.7°C – Campo Belo do Sul, Rancho Queimado, Maravilha, Campos Novos, Lages
1.8°C – Bom Jardim da Serra
1.9°C – SDC
Fonte: Estações INMET e EPAGRI/Ciram
Neve em SCEsta é a terceira vez que neva em Santa Catarina em 2025. A primeira vez foi na madrugada do dia 29 de maio, em Urupema, na Serra Catarinense. No mesmo dia, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici também registraram o fenômeno, confirmado pela Epagri e pela Defesa Civil.
Já a primeira neve do inverno foi registrada no dia 30 de junho, quando o fenômeno foi registrado em Urubici, Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra. O fenômeno, apesar de confirmado como neve pela Epagri, foi classificado como chuva congelada pela Defesa Civil.