
O tão aguardado asfaltamento do Autódromo Internacional de Chapecó, localizado na linha Cachoeira, já começou, e por trás dessa etapa essencial há uma série de detalhes técnicos que garantem a qualidade e a segurança da futura pista de competições.
Em entrevista ao portal ND Mais, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Maurício Lise da Rocha, explicou como será feita a pavimentação e quais são os próximos passos até que o local possa receber grandes eventos do automobilismo.
A pista será asfaltada em duas camadas. A primeira segue o padrão utilizado em outras obras públicas, com um asfalto modificado por polímero.
Já a camada de rolamento, por onde os carros irão correr, será feita com o chamado SMA (Stone Matrix Asphalt), um tipo de asfalto especial, altamente resistente ao desgaste, à deformação e que garante mais aderência, ideal para pistas de alta performance.
“A SMA é um tipo de mistura asfáltica, executada a quente em usina de asfalto, com características específicas, espalhada e compactada a quente”, detalha.
A pista foi pensada para suportar diretamente a ação intensa dos veículos de competição. Por isso, o material precisa ter estabilidade, flexibilidade, resistência à deformação permanente e garantir conforto e segurança, mesmo em condições climáticas adversas.

Padrão Fórmula 1
Segundo o secretário, o asfalto segue o padrão de competições internacionais, como a Fórmula 1, e é o mesmo que está sendo aplicado no Autódromo de Interlagos.Além disso, a drenagem foi cuidadosamente planejada. Mais de 8,5 mil metros de drenos com brita foram instalados para evitar o acúmulo de umidade, além de bueiros e canaletas de concreto para escoar as águas da chuva para fora das pistas.
Toda a estrutura do autódromo está sendo construída para atender às normas de federações nacionais e internacionais. Os projetos do Automóvel Clube de Chapecó contam com consultoria técnica da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
A previsão é de que todas as etapas, incluindo pavimentação, sinalização, muros de proteção, plantio de grama e hidrossemeadura, sejam concluídas até dezembro deste ano. “Esta semana, finalizamos a base de brita graduada e imprimação e estamos iniciando a pavimentação da primeira camada de asfalto”, completa.
A obra também passa por inspeções periódicas feitas pela Secretaria de Obras de Chapecó. Um laboratório especializado acompanha cada fase, da terraplenagem até a pavimentação. A homologação final é obrigatória para que o autódromo possa sediar corridas oficiais, e será conduzida sob a supervisão do engenheiro Joner Merlo, fiscal titular da obra.
Detalhes do autódromo em Chapecó
Com investimento público estimado na ordem de mais de R$ 55 milhões, o Autódromo Internacional de Chapecó será o primeiro asfaltado em Santa Catarina. Ele estará credenciado para receber as principais competições do mundo.
Como será o Autódromo Internacional de Chapecó?
- Extensão de 4.004 metros, com pista de velocidade média rápida em sentido horário e vários pontos de ultrapassagem;
- Três retas principais, a maior na largada, com 837 metros, a reta dois com 634 e a reta três com 424 metros;
- 12 curvas, sete à direita e cinco para a esquerda, com destaque para a curva sete, de alta velocidade, com 517 metros e raio aberto constante;
- Largura da pista será de 12 a 15 metros, contemplando a topografia do terreno, com subidas e descidas com diferença máxima do nível de altura de 23 metros;
- Área total do complexo: 708 mil metros quadrados, 80% de área livre e 20% gravada como reserva legal;
- Localizada na estrada geral para linha Cachoeira, a 2,5 quilômetros da rodovia Chapecó/Goio-Ên (SC-480), no distrito de Marechal Bormann
- Fica a 18,5 quilômetros do aeroporto e a 20 quilômetros do centro da cidade de Chapecó;
- Está a 10 quilômetros da divisa com o Rio Grande do Sul, 115 do Paraná e 195 quilômetros da fronteira com a Argentina.