
Lula deu declarações em um evento em Pernambuco (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom, Agência Brasil)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu Donald Trump nesta quinta-feira (14) ao dizer que o presidente dos Estados Unidos mente quando afirma que o Brasil “é um mau parceiro comercial“. O presidente Lula apontou, ainda, que o país “não vai ficar de joelho para o governo americano”. As informações são do g1.
A declaração foi dada depois que Trump afirmou, em conversa com jornalistas na Casa Branca, que o Brasil é um “péssimo parceiro comercial” e disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está tendo uma “execução política”.
— O Brasil tem sido um péssimo parceiro comercial em termos de tarifas — como você sabe, eles nos cobram tarifas enormes, muito, muito maiores do que as que nós cobramos, e, basicamente, nós nem estávamos cobrando nada. […] Eles cobram tarifas enormes e tornaram tudo muito difícil de fazer. Então, agora estão sendo cobrados 50% de tarifas, e não estão felizes, mas é assim que funciona — disse Trump, ao falar sobre as tarifas impostas aos produtos brasileiros.Sobre o ex-presidente, Trump afirmou que Bolsonaro “é um homem honesto”. Por outro lado, Lula disse que a “democracia está julgando Bolsonaro” e citou a invasão do Congresso dos Estados Unidos.
— O que o Trump tem preocupação é que, vocês estão lembrados, o discurso deles é que nem o outro daqui. Que as eleições não eram sérias, que não podia perder. Ele [Trump] invadiu o Capitólio, morreram cinco pessoas. Eu disse ao presidente Trump: se você morasse no Brasil e tivesse feito o que fez nos EUA aqui também você seria julgado e se culpado, iria para cadeia — disse Lula.