
Em uma ação coordenada nesta quinta-feira (21), a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigações Criminais (DIC) de São Lourenço do Oeste, deflagrou a Operação Frete Oculto, que visa desarticular um esquema de tráfico interestadual de drogas. A operação conta com o apoio das polícias civis do Paraná (DENARC de Cascavel) e do Mato Grosso do Sul (Delegacia Regional de Ponta Porã), além da Receita Federal do Brasil.
Ao todo, estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cascavel (PR) e Ponta Porã (MS), além de três mandados de prisão temporária. A Justiça também autorizou bloqueios patrimoniais contra investigados, incluindo pessoas físicas e jurídicas envolvidas com o grupo criminoso.
Durante a operação, foi efetuada ainda uma prisão em flagrante por posse ilegal de munições.
Esquema interestadual e uso de fretes como disfarce
As investigações, iniciadas há meses, revelaram que o grupo criminoso operava um esquema de envio de grandes quantidades de drogas para os estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Para driblar a fiscalização, os traficantes subcontratavam motoristas profissionais por meio de aplicativos de frete, escondendo os entorpecentes em cargas de produtos diversos.
Esse método já havia resultado em prisões em flagrante de motoristas que podem ter sido usados como “mulas” sem pleno conhecimento da carga ilícita que transportavam.Mais de duas toneladas apreendidas
Desde o início da apuração, a Polícia Civil, em conjunto com outras forças de segurança, já apreendeu mais de duas toneladas de drogas, evidenciando a estrutura robusta e o poder econômico da organização criminosa.A operação segue em andamento, e novas informações devem ser divulgadas nas próximas horas.