
Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores
A sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira (26) teve um pedido de convocação da secretária municipal de Saúde rejeitado. A solicitação, feita pela vereadora Cris Zanatta, visava obter informações sobre o atendimento na saúde pública e buscar soluções para as constantes reclamações da população.
A proposta de convocar a secretária e outros dois membros do Sisreg (sistema que gerencia o acesso aos serviços do SUS) tinha como objetivo debater a situação dos atendimentos no município e o encaminhamento de soluções para o tempo de espera.
A convocação de secretários e servidores é uma prerrogativa dos vereadores e depende da aprovação por maioria simples. No entanto, o pedido foi rejeitado com os votos contrários dos vereadores Andreia, Borghetti, Buffo, De March, Silvia, Sisse Velozo e Zancanaro, que compõem a maioria governista. Marli da Rosa e Vivi de Carli não tiveram os votos computados.
Vereadora lamenta decisão
A vereadora Cris Zanatta lamentou a decisão dos colegas. Embora reconheça que o voto é soberano no processo democrático, ela expressou a sua frustração por não ter a oportunidade de discutir um tema tão sensível para a comunidade.
“As reclamações sobre as carências de atendimento e tempo de espera são recorrentes. A prefeitura sabe disso e os vereadores podem contribuir para encaminhar soluções”, destacou a vereadora.