
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) falou pela primeira vez, nesta quarta-feira (27), que foi diagnosticada com câncer. Durante sessão da Comissão de Direitos Humanos, ela contou que descobriu a doença há pouco mais de um mês e já passou por cirurgia.
“Há um mês eu fui diagnosticada com câncer. Eu estou no enfrentamento da doença. Estou tomando a coragem de fazer este anúncio público. Requer muita coragem”, disse Damares, ao justificar o pedido para encerrar a reunião porque estava em seu “limite físico”.
A senadora, que é ex-ministra do governo Bolsonaro, não especificou qual o tipo da doença, mas o Metrópoles apurou que se trata de um câncer de mama.
Damares Alves fala em cirurgia e esperança de cura
A senadora Damares Alves contou que realizou todos os exames em menos de 20 dias após o diagnóstico e, em seguida, foi operada. Segundo ela, o diagnóstico precoce fez toda a diferença. “Com cinco dias, eu estava aqui no Senado, trabalhando, com um pouquinho de dor”, afirmou.
Damares também anunciou que iniciará sessões de radioterapia na próxima segunda-feira (1º), mas disse já se considerar curada. “Eu já estou declarando vitória, já estou declarando que estou curada”, declarou.
Ao dividir a experiência, a senadora fez um apelo para que todas as mulheres brasileiras tenham acesso ao mesmo tipo de cuidado médico que recebeu.
“Quero trazer o susto que eu passei, a angústia, a dor… mas todos os exames que eu fiz, a equipe médica que cuidou de mim, eu quero que todas as mulheres no Brasil tenham o acesso à saúde como eu tive”, destacou.
Colegas reagiram emocionados
O anúncio surpreendeu os parlamentares presentes. A senadora Eudócia (PL-AL) foi uma das que reagiram: “Muito me moveu seu relato e me assustou. Estou sem palavras, mas quero te elogiar pelo posicionamento, por você ter tornado público e por você ter essa garra que você sempre teve”.