
Reunindo entrevistas com diversos convidados e convidadas, o quadro especial “Combater a violência contra a mulher é responsabilidade de todos!”, veiculado na Líder FM, trouxe reflexões profundas e necessárias sobre o enfrentamento à violência de gênero. Ao longo da última semana, foram realizados três debates, encerrando com a entrevista que abordou o tema “Violência contra a mulher: o papel da comunidade”, a qual contou com a participação da Chefe de Cartório da 2ª Vara da Comarca de Maravilha, Andreia Coradi, e o Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Maravilha, Dr. Pedro Cruz Gabriel.
A entrevista destacou que a violência contra a mulher não é apenas uma questão estrutural e cultural, mas também um problema grave de saúde pública, com impactos profundos na vida das vítimas e de suas famílias. Foi discutido como comportamentos violentos seguem sendo naturalizados na sociedade, reforçados por um histórico de silenciamento e culpabilização da mulher, muitas vezes passado entre gerações – de mães e avós que também sofreram agressões.
Um ponto presente na conversa foi o prolongado tempo em que muitas vítimas permanecem em situação de violência, o que tem sido combatido por meio de esclarecimento, informação e apoio. Esse trabalho tem incentivado mais mulheres a denunciarem crimes que, até então, não eram relatados.
Outro destaque foi a existência de grupos reflexivos voltados para homens agressores, que buscam conscientizar sobre a gravidade dos atos cometidos.
O encerramento da entrevista foi marcado pelo convite ao Dia Lilás, que acontece neste sábado (30), em Maravilha. O evento oferece informações, orientações, serviços gratuitos, ações de autocuidado e atividades artísticas, envolvendo toda a comunidade na luta contra a violência de gênero. A mobilização é organizada pelo Movimento Lilás, que vem articulando ações em toda a região para fomentar espaços de diálogo, informação e reflexão social. Clique aqui para verificar a programação completa.
Disponibilizamos o conteúdo de todas as entrevistas no Spotify, basta clicar para ouvir novamente.
Na primeira entrevista do quadro, a discussão abordou os tipos de violência contra a mulher previstos na legislação brasileira e como eles impactam o dia a dia das vítimas. O conteúdo contou com a participação da defensora pública do Núcleo Regional de Maravilha, Drª. Lisiane Beatriz Wickert; da assistente social que atua como coordenadora do Creas no município de Maravilha, Leovane Maria Baron; e da presidente da OAB Subseção Maravilha, Taisa Von Borstel.