PODER LEGISLATIVO - 05/09/2025 13:58 (atualizado em 05/09/2025 14:59)

Comissão de Ética da Câmara Municipal de Maravilha instaura segunda apuração de fatos envolvendo o vereador Vitor Schwanke (PP)

O parecer da Mesa Diretora aponta possível infração ao disposto no art. 322, inciso V, do Regimento Interno da Câmara
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (04), a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Maravilha esteve reunida para apreciar a segunda denúncia em desfavor do vereador Vitor Schwanke (PP). A comissão é presidida pelo vereador Sérgio Bourscheid (PL), e também tem como membros os vereadores Luiz Robert (MDB) e Irineu Bourscheid (PL)

Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Maravilha

Durante a reunião, foi realizada a leitura do Parecer da Mesa Diretora nº 2/2025, o qual foi apresentado durante a primeira sessão ordinária de setembro, realizada na segunda-feira (1º) - a gravação da sessão pode ser assistida no Youtube. De acordo com a assessoria do Poder Legislativo Maravilhense, o referido parecer aponta possível infração ao disposto no art. 322, inciso V, do Regimento Interno da Câmara. Saiba o que diz o referido artigo: “Art. 322. São deveres do Vereador, entre outros: V – tratar com respeito os colegas, as autoridades, os servidores da Casa e os cidadãos com os quais mantenha contato no exercício da atividade parlamentar.”

Conforme previsto na legislação vigente, o vereador será notificado no prazo de cinco dias, concedendo-lhe dez dias para apresentar defesa prévia por escrito.

Sobre esta denúncia, o vereador Vitor Schwanke enviou seu posicionamento à reportagem do Grupo WH Comunicações: “Até o presente momento ainda não recebi a notificação oficial referente a essa nova denúncia. Portanto, estou aguardando a comunicação formal para que, dentro do prazo regimental, possa apresentar minha defesa.”

Esta é a segunda reunião realizada pela Comissão de Ética com objetivo de discutir sobre documentação em desfavor do vereador Schwanke. Em notícia divulgada pela Câmara Municipal de Maravilha, consta a seguinte colocação: “no dia 22 de agosto foi realizada uma reunião com intuito de analisar uma suposta tentativa do vereador Vitor de induzir a Mesa Diretora ao erro. Isso porque numa representação protocolada pelo vereador Schwanke, ele faz referência à legislação inexistente no ordenamento jurídico municipal”. Sobre esta primeira denúncia, o vereador já foi notificado: “Em relação à primeira denúncia, informo que a minha defesa está sendo elaborada, para ser devidamente apresentada a comissão”, esclarece Vitor Schwanke à nossa equipe de reportagem.

Mudança na Comissão de Ética
O vereador Vitor Schwanke estava membro titular da Comissão de Ética - conforme definição apresentada na primeira sessão ordinária de 2025, realizada no dia 3 de fevereiro. Contudo, devido a análise de eventual quebra de decoro parlamentar por parte do vereador, a Resolução Administrativa nº 011/2025, formalizou a alteração na composição da comissão. O Art 1º do documento traz a seguinte informação: Fica alterada a composição da Comissão Permanente de Ética e Decoro Parlamentar, substituindo membro titular, vereador Vitor Schwanke (PP), pelo primeiro suplente da Comissão, vereador Irineu Bourscheid (PL).

Fonte: Tamara Finardi/ O Líder/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...