
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia do Município de Saudades, com apoio da Delegacia de Polícia de Pinhalzinho, da CIDASC de Pinhalzinho e do ponto focal do CAOAGRO da 31ª DRP, deflagrou na manhã desta quarta-feira (04) uma operação que resultou na prisão em flagrante de um homem de 59 anos e na recuperação de quatro novilhas oriundas de furto.
O trabalho investigativo teve início após o registro de boletim de ocorrência, no início de agosto, relatando o furto de oito cabeças de gado na área rural de Saudades – quatro da raça holandesa e quatro da raça jersey, com idade entre 1 e 2 anos.

Durante as diligências, a equipe policial identificou indícios sobre o paradeiro dos animais e, a partir do monitoramento do principal suspeito, localizou quatro das novilhas subtraídas.
Segundo a investigação, os animais estavam identificados com brincos pertencentes a bovinos de idade muito superior, caracterizando tentativa de ocultar a real origem. Após avaliação técnica da CIDASC, foi confirmada a inconsistência dos sinais de identificação.
A vítima reconheceu os animais como sendo de sua propriedade. Diante das evidências, o suspeito recebeu voz de prisão e foi autuado em flagrante pelos crimes de receptação de semovente doméstico (art. 180-A do Código Penal) e falsificação de sinal público (art. 296, §1º, inciso II, do Código Penal). As penas somadas podem ultrapassar nove anos de reclusão.
O delegado Eder Matte destacou que adquirir, transportar ou manter em propriedade animais de procedência duvidosa pode configurar crime de receptação, sujeito à prisão em flagrante.
A Polícia Civil reforçou que a atuação célere e coordenada entre as instituições envolvidas reafirma o compromisso no combate aos crimes patrimoniais no meio rural, protegendo o trabalho e o patrimônio de produtores e agricultores da região.