
O subsecretário da Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, afirmou nesta segunda-feira (8) que o governo do presidente Donald Trump continuará tomando medidas contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A declaração foi feita um dia após as manifestações de 7 de setembro em diversas cidades do país e às vésperas da retomada do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus por tentativa de golpe de Estado.
"Ontem marcou o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi um lembrete do nosso compromisso de estar ao lado do povo brasileiro que busca preservar os valores de liberdade e justiça. Em relação ao ministro Alexandre de Moraes e aos indivíduos cujos abusos de autoridade têm minado essas liberdades fundamentais — continuaremos a tomar as medidas apropriadas", disse Beattie.
Yesterday marked Brazil’s 203rd Independence Day. It was a reminder of our commitment to stand with the people of Brazil who seek to preserve the values of freedom and justice. For Justice Alexandre de Moraes and the individuals whose abuses of authority have undermined these…
EUA e símbolos nas manifestações de 7 de Setembro

Durante os protestos realizados no domingo (7), na Avenida Paulista, em São Paulo, manifestantes hastearam bandeiras dos Estados Unidos e de Israel, além de pedirem anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro e o impeachment de Alexandre de Moraes.
Nesta segunda (8), os deputados Pedro Campos (PSB) e Lindbergh Farias (PT), líderes governistas na Câmara, protocolaram um pedido para que a Polícia Federal (PF) investigue a exibição da bandeira norte-americana durante a manifestação bolsonarista.
O requerimento aponta suspeitas de "participação ou apoio logístico" de instituições internacionais. A Constituição e a Lei dos Partidos Políticos proíbem o financiamento de legendas por recursos de origem externa.
Segundo os deputados, há fortes indícios de que a bandeira usada no ato foi a mesma exibida dois dias antes, em 5 de setembro, durante um evento da National Football League (NFL) na Neo Química Arena, na zona leste.