
Foto: Defesa Civil / Divulgação
No decorrer da noite do último sábado (20), intensas instabilidades se desenvolveram no Extremo Oeste e Oeste de Santa Catarina, em virtude da intensificação de uma baixa pressão no interior do continente e pelo reforço do calor na região. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, as instabilidades avançaram pela fronteira com a Argentina e ganharam intensidade próximo às cidades de São Miguel do Oeste e Barra Bonita, onde houve registro de queda de granizo e danos por conta da passagem de um tornado, caracterizando a ocorrência de uma tempestade severa na região.
PREVISÃO
O domingo (21) começou com intensos temporais no Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, além de temporais em áreas do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. No decorrer de hoje, até a segunda-feira (22), o tempo segue instável em Santa Catarina. Até o início da tarde deste domingo, os temporais mais intensos se mantém no Grande Oeste e áreas de divisa com o RS. A partir da tarde os temporais ganham força nas demais regiões.
Com a permanência das instabilidades, há condições para temporais mais intensos até o início da noite no Grande Oeste que avançam para áreas do Vale do Itajaí e Norte catarinense entre a noite e madrugada de segunda-feira.
No decorrer da madrugada os temporais perdem força, mas a chuva continua com moderada a forte intensidade até o final da manhã de segunda. No decorrer da tarde a frente fria avança e o tempo volta a ficar firme no estado, de forma gradativa, do Grande Oeste até o leste catarinense no fim da tarde, devido a aproximação da massa de ar seco.