

Sete pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (24) em Maravilha, durante a Operação Nêmesis, deflagrada pela Polícia Civil e coordenada pela Divisão de Investigação Criminal (DIC). A ação tem como objetivo investigar o tráfico de drogas e desarticular uma organização criminosa também envolvida em atos violentos.
Ao todo, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva, direcionados a cinco homens e duas mulheres, todos encaminhados ao Presídio Regional de Maravilha, onde permanecerão à disposição da Justiça. Também foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e, durante as diligências, foram recolhidos equipamentos eletrônicos que serão analisados no decorrer do inquérito policial. A Nêmesis é um desdobramento da Operação Hefesto, realizada em agosto deste ano, para investigar um caso de homicídio e sequestro no município.
A operação contou com a participação de 42 policiais civis, além do emprego de equipes especializadas do SAER (Serviço Aeropolicial de Fronteira), do Núcleo de Operações com Cães (NOC) de Chapecó e do efetivo da Operação Protetor.

O nome "NÊMESIS" faz referência à deusa grega da retribuição, simbolizando a aplicação da justiça de forma implacável e proporcional, em contrapartida às ações ilícitas praticadas pelos investigados. Conforme expressado na filosofia da operação, trata-se da aplicação direta das ferramentas forjadas pela Operação Hefestos, representando a certeza de que a lei alcançará os culpados, restaurando a ordem e a segurança.