
Cidades do Oeste de Santa Catarina que sofreram estragos no último fim de semana por causa do ciclone extratropical voltam a ficar em alerta. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de tempestade com grau de severidade “perigo”, válido a partir da noite desta quarta-feira (15) até às 23h59 de quinta-feira (16).
O alerta abrange mais de 80 municípios catarinenses, incluindo Xanxerê, Abelardo Luz e Passos Maia, que registraram estragos no último sábado (11) e domingo (12), além de cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul. A previsão indica chuva entre 50 e 100 mm por dia, ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.
Segundo o INMET, há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações. A orientação é evitar se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a placas e torres e desligar aparelhos elétricos em caso de tempestades.
Confira cidades afetadas pelas tempestades
Segundo o alerta do INMET, os seguintes municípios serão afetados:Abelardo Luz
Águas de Chapecó
Águas Frias
Anchieta
Arabutã
Arvoredo
Bandeirante
Barra Bonita
Belmonte
Bom Jesus
Bom Jesus do Oeste
Caibi
Campo Erê
Cascavel
Caxambu do Sul
Chapecó
Concórdia
Cordilheira Alta
Coronel Freitas
Coronel Martins
Cunha Porã
Cunhataí
Descanso
Dionísio Cerqueira
Dona Francisca
Entre Rios
Faxinal dos Guedes
Flor do Sertão
Formosa do Sul
Francisco Beltrão
Galvão
Guaraciaba
Guarujá do Sul
Guatambú
Iporã do Oeste
Ipuaçu
Ipumirim
Iraceminha
Irati
Itá
Itapiranga
Jardinópolis
Jupiá
Lajeado Grande
Lindóia do Sul
Maravilha
Marema
Modelo
Mondaí
Nova Erechim
Nova Itaberaba
Novo Horizonte
Ouro Verde
Paial
Palma Sola
Palmitos
Paraíso
Passos Maia
Pinhalzinho
Planalto Alegre
Ponte Serrada
Princesa
Quilombo
Renascença
Riqueza
Romelândia
Saltinho
Santa Helena
Santa Terezinha do Progresso
Santiago do Sul
São Bernardino
São Carlos
São Domingos
São Francisco de Assis
São João do Oeste
São José do Cedro
São Lourenço do Oeste
São Miguel da Boa Vista
São Miguel do Oeste
Saudades
Seara
Serra Alta
Sul Brasil
Tigrinhos
Tunápolis
União do Oeste
Vargeão
Xanxerê
Xavantina
Xaxim
O alerta também inclui regiões, como Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Centro Ocidental Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Centro Oriental Rio-grandense e Centro-Sul Paranaense.
Efeitos do ciclone extratropical em SC
O novo alerta vem apenas alguns dias após os temporais causados pela formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai, que provocaram destelhamentos, alagamentos e quedas de árvores em diversos municípios catarinenses.
Em Abelardo Luz, mais de 60 casas foram afetadas por ventos fortes e granizo. Em Vargem Bonita, 40 residências sofreram danos nos telhados em comunidades do interior. Já em Xanxerê, o transbordamento do Rio Xanxerê provocou alagamentos em áreas urbanas.
Previsão do tempo durante o período
De acordo com a Defesa Civil estadual, o tempo permanece firme em boa parte do estado durante o dia desta quarta-feira (15), mas há possibilidade de temporais isolados no Grande Oeste à noite. Na quinta-feira (16), a instabilidade se espalha por todo o território catarinense, com risco moderado de temporais entre o Oeste, Planaltos e Vale do Itajaí.As temperaturas devem variar entre 25°C e 30°C no Oeste e ficar entre 18°C e 24°C nas demais regiões. Com a chegada da frente fria, os termômetros devem cair rapidamente ao longo do dia.
A Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados em emergências.