Saúde e Imunização - 17/10/2025 15:35 (atualizado em 17/10/2025 16:24)

“Dia D” de multivacinação mobiliza postos de saúde em todo o Brasil neste sábado

Campanha nacional busca atualizar cadernetas e ampliar a cobertura vacinal de crianças, adolescentes e adultos
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / Reprodução

O Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, promove neste sábado (18) o Dia D nacional de multivacinação, com o objetivo de atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação integra a Campanha Nacional de Multivacinação e reforça a importância da imunização com a mensagem: “Vacinar é cuidar de quem você ama — Vacinar é a nossa força”.

Saiba mais:

Campanha de Multivacinação começa em SMOeste e terá Dia D em 18 de outubro

Durante a mobilização, mais de 30 mil salas de vacinação estarão abertas em todo o Brasil. Representantes do Ministério da Saúde estarão presentes em várias capitais, como Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Belém, João Pessoa, Recife, Curitiba, Rio de Janeiro, Natal, Porto Alegre e São Paulo, para acompanhar as ações locais.

Ao todo, 22 milhões de doses de vacinas foram distribuídas para garantir a cobertura em todo o país. Mais de 15 tipos de vacinas estarão disponíveis gratuitamente, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, incluindo imunizantes contra poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, hepatite, meningite, Covid-19 e influenza, entre outros.

Pais e responsáveis devem levar as crianças e adolescentes a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com a caderneta de vacinação. Também é possível acompanhar a situação vacinal pelo aplicativo Meu SUS Digital, que oferece lembretes e informações em tempo real sobre doses aplicadas e pendentes.

A campanha ainda amplia a vacinação contra sarampo e febre amarela para pessoas de até 59 anos, com foco especial nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. A mobilização nacional segue até o dia 31 de outubro.

Entre as principais estratégias do Ministério da Saúde estão o apoio técnico a estados e municípios, a manutenção da eliminação da poliomielite e do sarampo, o combate à hesitação vacinal e o reforço na segurança das vacinas.

Desde a retomada das grandes campanhas de imunização em 2023, o país vem apresentando avanços significativos nas coberturas vacinais. Em 2024, 15 vacinas do calendário nacional registraram aumento, revertendo a tendência de queda observada desde 2016.

Um dos destaques foi a vacina tríplice viral, que atingiu mais de 95% de cobertura vacinal, resultado essencial para que o Brasil fosse novamente reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como país livre da circulação do vírus do sarampo.

Com o Dia D e o reforço da campanha, o Ministério da Saúde espera consolidar essa recuperação e proteger crianças e adolescentes de doenças que podem ser prevenidas com vacinas.

O Dia D de Multivacinação acontece neste sábado (18). Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima e mantenha a caderneta em dia.

Fonte: Ministério da Saúde
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...