
A Polícia Federal prendeu, nesta segunda-feira (20), na cidade gaúcha de Osório, um dos assaltantes de banco mais procurados do Brasil. A prisão preventiva do criminoso havia sido decretada recentemente pela Justiça Federal.
Segundo as investigações, o homem é acusado de participar do planejamento e da execução do ataque à aeronave pagadora no Aeroporto Regional de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em junho de 2023. Na ocasião, nove criminosos fortemente armados invadiram a área restrita do terminal usando três veículos blindados — dois deles caracterizados como falsas viaturas da Polícia Federal.
Durante o assalto, o grupo levou mais de R$ 14 milhões. Na troca de tiros com as forças de segurança, o sargento da Brigada Militar Fabiano Oliveira foi morto.
De acordo com a PF, o preso também seria o líder de um outro ataque de grande repercussão: o assalto a agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil em Araçatuba, no interior de São Paulo, em 2021.
O crime deixou três mortos — dois civis e um dos executores — e cinco feridos, incluindo uma vítima que perdeu os dois pés ao acionar um dos explosivos deixados nas ruas durante a fuga.