
O Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta terça-feira (28), por 52 votos a 48, uma resolução para revogar as tarifas de 50% aplicadas por Donald Trump sobre produtos brasileiros; a medida ainda depende da Câmara dos Representantes para entrar em vigor.
O que foi aprovado
A resolução anula a “emergência nacional” usada pela Casa Branca como base jurídica para o tarifaço.O texto foi apresentado pelo senador Tim Kaine e obteve apoio bipartidário suficiente para passar pelo Senado. Se a Câmara aprovar, a revogação segue ao presidente dos EUA para sanção.
Próximos passos no Congresso
O projeto segue para análise na Câmara dos EUA. Só após essa etapa o ato pode ser promulgado e as tarifas, de fato, encerradas.
A votação no Senado ocorre após a aproximação política recente entre os governos, inclusive com encontro entre Lula e Trump na Malásia, que recolocou o tema na mesa de negociação.
Tarifaço dos EUA
As tarifas de 50% sobre itens brasileiros começaram a valer em agosto e foram justificadas pela administração Trump por meio da declaração de emergência.
O tarifaço de Donald Trump pode ser revogado; proposta precisa passar pela CâmaraFoto: White House/Reprodução/ND Mais
A iniciativa votada agora busca derrubar essa base legal e, assim, encerrar a cobrança adicional sobre as importações do Brasil.

