
Este ano uma nova empresa passou a operar no trabalho de coleta de lixo na cidade de Maravilha. A Administração Municipal anunciou que, desde o dia 1º de fevereiro de 2025, a G.L.I. Limpeza Urbana LTDA assumiu este trabalho. Dentre os serviços presentes no contrato, está a coleta manual e mecanizada e transporte de resíduos sólidos domiciliares e comerciais urbanos, bem como a coleta seletiva de materiais recicláveis. Ambos os serviços são direcionados a todo o perímetro urbano do município.



Questionamos a G.L.I. Limpeza Urbana LTDA sobre como a empresa procede para que os resíduos sólidos domiciliares e comerciais urbanos sejam coletados em separado dos materiais recicláveis da coleta seletiva. Através do e-mail institucional da empresa, fomos informados que os resíduos sólidos são coletados com caminhão compactador e os resíduos recicláveis são coletados com caminhão baú.
Nossa equipe questionou sobre situações onde conteúdos das lixeiras tanto de recicláveis como de orgânicos são colocados no mesmo caminhão. A empresa, ainda por e-mail, contextualizou que a coleta correta deve começar com nós humanos em casa ou comércios fazendo a correta separação. “Por muitas vezes o lixo colocado na lixeira que deveria ser destinada aos resíduos recicláveis, por vários motivos (como por exemplo, se a lixeira dos orgânicos estiver cheia), a população coloca na lixeira ao lado, que seria de destinação para os recicláveis. O coletor irá coletar tudo, porque senão irão dizer que não coletam. Também, por muitas vezes os resíduos recicláveis estão misturados com resíduos não recicláveis. A orientação neste caso, sempre é de coletar no caminhão compactador, pois quando os resíduos vão para a destinação final passam por uma triagem e somente o rejeito vai para a disposição final (aterro)”.

 
				
