
Capa da obra "Maravalha". Crédito: Divulgação
Maravilha está prestes a receber um evento literário com lançamento de uma obra que carrega elementos e sentimentos relacionados a cidade. No próximo 4 de novembro, às 18h30, o escritor e jornalista maravilhense Hiago Rizzi lança o livro “Maravalha” (Telaranha, 2024), no Caramelo Café. O momento vai contar com a leitura de poemas e com um bate-papo mediado pela jornalista Diana Heinz e pelo professor e artista Alexssandro Schappo.
Nesta semana, Hiago Rizzi está participando do projeto Biblioteca Inquieta, promovido pelo Sesc São Miguel do Oeste, onde está realizando oficinas de escrita e mediações de leitura. Durante a residência, o autor está trabalhando em torno de questões que também são importantes para o seu processo de escrita, como o território e as relações cotidianas. "A literatura é o meu trabalho. Eu vivo isso todos os dias", compartilha.
Sobre o livro
“Maravalha” reúne 50 poemas escritos ao longo de cinco anos por Hiago Rizzi. Os textos atravessam a infância no interior de Santa Catarina e fazem uma passagem para a idade adulta, agora no cotidiano urbano. Os poemas começaram a ser escritos em 2018, quando mudou-se de Maravilha para Curitiba/PR, onde cursou Jornalismo e vive até hoje. O lançamento em sua cidade natal ocorre justamente na semana em que a obra celebra um ano de publicação.
Sobre a residência
Entre os dias 27 e 31 de outubro, a nova edição do projeto Biblioteca Inquieta tem programação gratuita em 25 das unidades do Sesc-SC. As atividades celebram o livro, a leitura e a poesia contemporânea brasileira. O projeto tem coordenação e curadoria de Fernando Boppré, escritor, livreiro e editor da Humana Sebo Livraria Editora, de Chapecó (SC).

Crédito: João Vitor Soares
Sobre o autor
Hiago Rizzi nasceu em Maravilha, Santa Catarina, em 2000. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi colaborador da Divisão de Difusão Cultural da Biblioteca Pública do Paraná, repórter do jornal literário “Cândido” e é coordenador de comunicação da Editora e Livraria Telaranha.
Editou a publicação de artes visuais e poesia contemporânea “Perto do fogo” (2022) e organizou os livros “Espáduas” (2023) e “Táxis experimentais” (2025), ambos de Rollo de Resende (1965-1995). “Maravalha” (2024) é seu primeiro livro.
Serviço
Bate-papo e leitura de poemas do livro “Maravalha” (2024), de Hiago Rizzi
Mediação: Diana Heinz e Alexssandro Schappo
Data: 4 de novembro, terça-feira, às 18h30
Local: Caramelo Café (Av. Maravilha, 456, B. Madalozzo)

