EDUCAÇÃO - 07/11/2025 12:26 (atualizado em 07/11/2025 13:58)

Em Maravilha, escola realiza projeto de imersão na literatura e alunos apresentam percepções sobre os livros em evento

1º Ateliê Santa Literatura “Monteiro Lobato” mobilizou comunidade escolar da E.E.B. Santa Terezinha e premiou apresentações
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Divulgação/EEB Santa Terezinha

Instigar novas percepções sobre a literatura, incentivar a leitura e valorizar os autores brasileiros foram os principais objetivos do 1º Ateliê Santa Literatura “Monteiro Lobato”, realizado pela E.E.B. Santa Terezinha, em Maravilha. As atividades mobilizaram mais de 140 estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, reunindo a comunidade escolar em um momento de celebração à literatura.

Após um período de intensas atividades - que envolveram leitura de obras, produção de resenhas e debates, os alunos selecionados apresentaram suas percepções sobre os livros na última quinta-feira (6), diante de três juradas convidadas, responsáveis por avaliar as apresentações. Os participantes receberam medalhas e certificados de participação, além de premiações especiais para os três primeiros colocados.

Foto: Divulgação/EEB Santa Terezinha

O projeto foi idealizado pela escola, e as atividades em sala de aula foram conduzidas pela professora Jucilei Passoni Giacomin, responsável pelas disciplinas de Português nos Anos Finais e Literatura e Espanhol do Ensino Médio. “Os alunos se dedicaram muito. Estou extremamente feliz com os resultados. O evento foi maravilhoso, os trabalhos estavam excelentes, o que tornou a escolha dos vencedores bastante difícil. Sinto-me realizada”, afirmou a professora.

A estudante Antonella Tonelo Cembranel, 16 anos, do 2°ano Ensino Médio, apresentou sua análise sobre o romance Lucíola, do escritor brasileiro José de Alencar. A escolha pela obra se deu a partir da relação com a moda e a crítica social de como o comportamento das mulheres era julgado pela sociedade, no contexto da narrativa apresentada pelo autor. "Foi uma oportunidade única e um tanto quanto desafiadora. Contar uma história e transmitir a essência do livro é um desafio. Pretendo participar de outras edições deste projeto", compartilha a aluna.

A coordenadora do Ensino Médio, Adriane Pereira, avalia o impacto do projeto de forma positiva. “Foi um momento ímpar para toda a escola. Os alunos se desafiaram a ler, compreender e expor com riqueza de detalhes as obras de autores como Jorge Amado, Érico Veríssimo, Lima Barreto, Graciliano Ramos, Machado de Assis, Manuel Antônio de Almeida, José Lins do Rego, José de Alencar, José Saramago, entre outros”, finaliza.
Foto: Divulgação/EEB Santa Terezinha

Foto: Divulgação/EEB Santa Terezinha
Fonte: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...