
A passagem de um tornado em Santa Catarina provocou estragos em Xanxerê e Dionísio Cerqueira, no Oeste do Estado, no início da noite desta sexta-feira (7).
O fenômeno provocou destelhamentos, quedas de árvores e de postes, além de causar danos significativos em imóveis e escolas.
Conforme explicado pelo meteorologista Piter Scheuer, a partir da análise de imagens de radar, o temporal que atingiu o estado acabou dando origem a um tornado em Santa Catarina.
“Foi uma linha de instabilidade poderosa, também com o reforço de uma super célula tornádica, trouxe muita destruição. A nossa região Oeste de Santa Catarina, Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul, é um corredor de tempestades, a segunda região do planeta em que mais ocorrem tornados”, afirmou, em vídeo.
Na quinta-feira (6), a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta vermelho para a possibilidade de tempo severo entre sexta-feira (7) e sábado (8). “Tudo dentro do que a gente tinha previsto”, pontuou Scheuer.
Tornado em Santa Catarina deixa rastro de destruição

Em Xanxerê, os bairros mais atingidos foram Esportes, Colatto, Centro, São Jorge, Frederico Ferronatto, Bortolon e Vila Sésamo. De acordo com a Defesa Civil Municipal, cerca de 125 famílias foram afetadas e precisaram retirar lonas junto ao Corpo de Bombeiros.
Apesar dos prejuízos materiais, não há registro de feridos. A Rede Municipal de Ensino também foi afetada pelo tornado em Santa Catarina. Os CEMEIs Pingo de Gente, Cantinho Feliz e Nossa Senhora de Fátima sofreram danos.
Veja estragos em Xanxerê:
Neste sábado (08), as equipes da Prefeitura de Xanxerê darão continuidade aos trabalhos de limpeza e farão a distribuição de telhas no Parque da Femi, bem como o levantamento completo da população afetada.
Situação em outros municípios
O mesmo aconteceu em Dionísio Cerqueira, que registrou danos materiais provocados pelo tornado em Santa Catarina, como destelhamentos e quedas de árvore. Em Faxinal dos Guedes, uma árvore caiu e bloqueou parte da BR-282, a partir do quilômetro 493.
Até o momento, não há registro de vítimas em nenhum dos municípios atingidos pelo tornado em Santa Catarina. A reportagem do ND Mais aguarda o levantamento completo realizado pela Defesa Civil estadual.

