
A Defesa Civil confirmou a passagem de três tornados no Oeste de Santa Catarina, nesta sexta-feira (7). A informação foi confirmada na manhã deste sábado (8) após avaliações feitas por meteorologistas do órgão estadual. As cidades afetadas são Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes.
De acordo com a Defesa Civil, os tornados tiveram curta duração, mas provocaram danos intensos e concentrados. Em Dionísio Cerqueira, foram registradas quedas de árvores, destelhamentos e interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica.
Em Xanxerê, houve destruição parcial de estruturas, danos a veículos e o tombamento de um ônibus. Já em Faxinal dos Guedes, os levantamentos apontaram árvores arrancadas em diferentes sentidos e telhados danificados, evidenciando a forte circulação de ventos.

Os meteorologistas da Defesa Civil destacam que o tornado se diferencia de outras tempestades por sua circulação concentrada e de alta intensidade, com o núcleo de rotação em contato direto com o solo. Mesmo que dure poucos minutos, o fenômeno pode provocar rajadas superiores a 100 km/h, gerando destruição em áreas restritas, mas severas.
Em entrevista à NSC, o secretário da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário HildeBrandt, destacou que o objeto agora é atender as cidades e restabelecer as casas que foram destruídas. A preocupação do órgão, neste momento, são que os ventos que atingem o Estado ao longo deste sábado.
— Nossa preocupação se volta para o Sul do Estado, onde o ciclone já se formou, e os ventos vão se intensificar. Na Grande Florianópolis, a tendência é de ventos acima de 70 km/h com rajadas que podem chegar a 100 km/h, até o Sul de Santa Catarina. […] Tome muito cuidado e não saia para rua se não for necessário.
Chuvas em SC
As fortes chuvas registradas nesta sexta-feira em Santa Catarina afetaram 12 cidades do Estado, com 259 casas atingidas e 32 pessoas desalojadas, segundo informações atualizadas pela Defesa Civil neste sábado (8).
Até o momento, apenas Dionísio Cerqueira decretou situação de emergência, com outras seis cidades em análise: Xanxerê, Pescaria Brava, Itapiranga, Faxinal dos Guedes, Chapecó e Abelardo Luz.
Outras cidades do Oeste de Santa Catarina também registraram estragos ocasionados pelas fortes chuvas. Chapecó, por exemplo, registrou alagamentos pontuais em casas e ruas. A Defesa Civil contabilizou três quedas de árvores, 28 casas destelhadas e uma escola ficou danificada. Não há feridos, desabrigados ou desalojados.
Em Xanxerê, o vendaval afetou 125 casas e gerou danos na rede elétrica, com interrupção parcial do fornecimento. A cidade avalia o decreto de situação de emergência. Em Itapiranga, seis postes de energia foram derrubados, com seis casas afetadas e cinco ruas interditadas. O município avalia a solictação de decreto de situação de emergência.
Em Urussanga, no Sul de Santa Catarina, as chuvas intensas provocaram obstrução de drenagem em loteamento, com deslizamentos registrados nos bairros Santana e Linha Rio Maior. Nenhuma casa foi afetada e não há registros de desabrigados.


