
Mais de 4,8 milhões de estudantes em todo o país encaram neste domingo (9) o primeiro dia de provas do Enem 2025, o Exame Nacional do Ensino Médio. A maratona será aplicada em 1.804 municípios, em dois domingos consecutivos: dias 9 e 16 de novembro.
É importante ressaltar que o Enem foi suspenso na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, em razão da destruição provocada pelo tornado que atingiu o Paraná no fim da tarde de sexta-feira (7).
Primeira etapa da maratona do Enem 2025
Nesta primeira etapa, os participantes terão 5 horas e 30 minutos para responder a 45 questões e redigir a redação. As perguntas envolvem as áreas de linguagens, ciências humanas e códigos:
- língua portuguesa
- Literatura
- Inglês ou espanhol
- História
- Geografia
- Filosofia
- Sociologia
- Artes
- Educação física e tecnologias da informação e comunicação.
Onde e quando
O local de prova do Enem 2025 pode ser consultado no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante, no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, no horário de Brasília. As provas começam às 13h30 e terminam às 19h. Quem quiser levar o caderno de questões só poderá sair a partir das 18h30. O Inep reforça: atrasos não serão tolerados. Depois que os portões fecham, ninguém entra.
O que levar
Para fazer a prova do Enem 2025, é obrigatório apresentar um documento original com foto e usar caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente.
Embora o cartão de confirmação não seja obrigatório, o Inep recomenda levá-lo para facilitar a localização da sala.
Porta de entrada para o ensino superior
Criado há mais de 20 anos, o Enem se tornou o principal caminho para o ensino superior no Brasil. As notas podem ser usadas em programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

