
Um momento de integração cultural, pertencimento e conexões pelo olhar: assim foi a Festa de Imigrantes, realizada pela Prefeitura de Maravilha, que proporcionou um encontro especial no último sábado (8). O evento reuniu imigrantes da Tunísia, Cuba, Venezuela, Argentina e Haiti, e contou com apresentações culturais, explanações sobre os países e demonstração da culinária, com pratos compartilhados para que os presentes pudessem conhecer diferentes sabores. A celebração foi realizada no Centro Municipal de Cultura Francisco Gialdi.
O evento teve início no auditório, com grande expectativa para as apresentações. A abertura contou com pronunciamentos da diretora de Turismo, Tânia Zanella, da diretora de Cultura, Daiana Gohlke, da secretária de Assistência Social, Ana Paula Oliveira, e da vice-prefeita Nadia Signor, que destacaram a relevância de atividades de acolhimento e valorização da diversidade cultural no município para quem, mesmo diante de desafios, busca em Maravilha novas oportunidades. A comunicação vai além do idioma: também se expressa pelo olhar, por gestos e ações, afirmaram.

Os imigrantes tiveram a oportunidade de expressar suas histórias e trajetórias, falando sobre seus países de origem e compartilhando sentimentos como a saudade e os desafios de enfrentar o desconhecido ao imigrar.

A professora de dança das oficinas de dança livre oferecidas pelo município, Margaret Paola Contabarria Salazar, preparou uma apresentação especial com dançarinas que encantaram o público com danças típicas da Venezuela, trazendo energia e emoção em uma conexão profunda com os traços de sua cultura. Margaret e a filha Sahmyra tiveram a oportunidade de se apresentar juntas no palco, em um momento de resgate a cultura do seu país de origem.
O venezuelano Angelo Alejandro Figueira Diaz, que está há poucas semanas em Maravilha, emocionou o público com uma bela apresentação de violino. Ele destacou a importância do acolhimento e do sentimento de pertencimento proporcionados pelo evento. Sua performance foi marcada por visível emoção, resgatando a cultura de seu país natal e criando uma ponte com as novas vivências em Maravilha, em um momento de aplausos, lágrimas e alegria.


Na sequência, o público foi convidado a conhecer a culinária dos imigrantes através do projeto Sabores da Infância, desenvolvido pelo Departamento de Turismo com o objetivo de resgatar a culinária típica de Maravilha e promover um diálogo com outras culturas. Diversos pratos foram apresentados pelos imigrantes, permitindo a todos compartilhar sabores, valorizar suas origens e trocar conhecimentos. As crianças também participaram com entusiasmo, embaladas por músicas típicas que criaram um ambiente de alegria e integração.
As atividades foram organizadas com muito empenho pela Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e Departamento de Cultura.

Desde o início deste ano, o setor de imigração está em novo local de atendimento e passou a integrar os serviços da Secretaria de Assistência Social. O atendimento aos imigrantes é realizado no CRAS, situado na Rua Portugal, nº 46, Bairro Jardim. O setor segue oferecendo suporte aos imigrantes residentes no município quanto à documentação de permanência no Brasil, nestes horários de atendimento: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

