
A Câmara Municipal de Maravilha realizou nesta segunda-feira (24) a quarta sessão ordinária de novembro, que ocorreu em caráter especial devido às homenagens alusivas aos 25 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) no município. A sessão teve abertura conduzida pelo mestre de cerimônias e diretor geral do Legislativo, Nei Guzatti, que apresentou um breve histórico sobre a criação da Polícia Militar em Santa Catarina e os princípios que orientam o PROERD.

Após formou-se a mesa de honra, composta pelo presidente da Casa, vereador Gilmar Francisco Castanha (MDB); 1º secretário Mozer Matheus de Oliveira (PL); Chefe da Divisão Administrativa do 9º Comando Regional da Polícia Militar da Fronteira (CRPM/Fron), Major Altair Lisot (representando o Comandante do 9º Comando de Polícia Militar da Fronteira, Coronel Jailson Aurélio Frazen); comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar, Capitão Junior Tatsch; presidente do Rotary Club de Maravilha – Centro Sildeni Prass Augustin; Prefeito Vinicius Ventura; Vice-Prefeita Nadia Signor e a 2ª Princesa do Município, Suyane Bohrer Mocellin. A sessão prosseguiu com a execução do Hino Nacional e apreciação das matérias em pauta.
A segunda parte da sessão foi dedicada à homenagem à Polícia Militar pelo marco de 25 anos do PROERD em Maravilha, regulamentada pela Resolução nº 1/2025, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Gilmar Francisco Castanha.

A solenidade iniciou com a apresentação musical das jovens Nicole e Natalie Seidel Canova, seguida da exibição de um vídeo histórico e da leitura da resolução que instituiu a homenagem. O Legislativo entregou placa comemorativa ao comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, Capitão Junior Tatsch, em reconhecimento à atuação da corporação na realização do programa.
O Rotary Club Centro, parceiro histórico do PROERD no município, também foi homenageado com certificado entregue à presidente Sildeni Prass Augustin, que recebeu ainda um ramalhete de flores das mãos da 2ª Princesa do Município, Suyane Mocellin.
Ainda na sessão, fizeram uso da palavra a presidente do Rotary Club Centro, Sildeni Augustin; o Major Altair Lisot; o Prefeito Vinicius Ventura; e o Presidente da Câmara, vereador Gilmar Castanha.
Também foi entregue placa em homenagem ao Comandante do 9º Comando de Polícia Militar da Fronteira, Coronel Jailson Aurélio Frazen (ausente na sessão), que foi recebida pelo Major Lisot. O Coronel Franzen implantou o PROERD em Maravilha no ano de 2000, em parceria com o Rotary Club de Maravilha – Centro.
Implantado em 2000, o PROERD tornou-se uma das principais políticas preventivas voltadas a crianças e adolescentes em Maravilha. A iniciativa é fruto da parceria entre a Polícia Militar, as escolas e o Rotary Club de Maravilha – Centro, apoiador fundamental do programa desde sua criação.
Somente em 2025, o programa formou 423 alunos, alcançando aproximadamente 9.700 crianças ao longo de sua trajetória, por meio das modalidades PROERD Kids, PROERD Pais e PROERD 7º Ano.


